Ciência revela as melhores estratégias para a paquera virtual

publicado no Terra

No mundo todo, 91 milhões de pessoas usam sites ou aplicativos de paquera e, com tanta gente, a vida dos que procuram alguém especial pode ficar muito difícil.

160427151644screenshotbbctop

Mas, segundo o médico britânico Xand van Tulleken, há algumas dicas baseadas em pesquisas científicas que podem ajudar. No programa Horizons, da BBC, ele tentou essa abordagem. Leia seu depoimento:

“Tenho 37 anos e há tempos procuro uma namorada em Londres ou Nova York.

Algumas pessoas gostam de ser solteiras mas, talvez por eu ter um irmão gêmeo idêntico e não estar acostumado a ficar sozinho, estar solteiro é um purgatório. Então, decidi descobrir se, usando uma abordagem científica em sites e aplicativos de encontros, eu poderia aumentar minhas chances.

Meu primeiro problema era ser notado. Escrever uma biografia nesses sites e apps é, para mim, a parte mais difícil e desagradável – a ideia de ter que passar pela terrível autoanálise e escrever uma breve descrição é extremamente desagradável.

Além disso eu também teria que descrever minha “parceira ideal” e, de alguma forma, isso sempre me pareceu um exercício de otimismo e imaginação nada atraente (e um pouco machista).

O perfil
Me aconselhei com Khalid Khan, cientista da Universidade Queen Mary, que analisou dezenas de pesquisas a respeito de atração e paquera virtual. O trabalho dele não foi motivado pela ciência: ele estava tentando ajudar um amigo a arrumar uma namorada depois de vários fracassos.

A pesquisa que ele produziu foi o resultado de uma análise ampla de grandes quantidades de dados. O documento deixou claro que alguns perfis funcionam mais que outros (e, com isso, o amigo dele agora está namorando, graças aos conselhos dele).

Por exemplo: Khan afirma que você deve gastar 70% do espaço falando sobre você e 30% falando sobre o que procura em um parceiro (a).

Estudos mostraram que perfis com esse equilíbrio recebem mais respostas, porque as pessoas sentem mais confiança para entrar em contato. Para mim isso parece possível.

Mas ele fez outras descobertas. Aparentemente mulheres acham mais atraentes homens que demonstram coragem, bravura e disposição para assumir riscos do que homens que demonstram altruísmo e gentileza. Lá se foi minha esperança de chamar atenção com minha carreira de médico ajudando as pessoas.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Ciência revela as melhores estratégias para a paquera virtual

Deixe o seu comentário