Holandês reconstrói Arca de Noé para atravessar o Atlântico

arcanoejohanhuibersefe

Publicado no Terra

Uma gigantesca réplica da arca que Noé utilizou para salvar sua família e animais na história bíblica sairá do porto holandês de Roterdã em junho rumo às Américas para divulgar doutrinas religiosas.

A ideia é de Johan Huibers, holandês de 58 anos, pai de família, carpinteiro e construtor de profissão, que quer dedicar o resto de sua vida a ser mensageiro da religião católica.

“Conheci a religião aos 24 anos e agora sou feliz podendo levar ao mundo o que encontrei. Sinto que Deus pôs em meu coração o dever de ajudar os outros e é isso que vou fazer com esta viagem”, afirmou.

Ao explicar os motivos que o levaram a construir uma réplica da arca, Huibers recordou o ano de 1992, quando trabalhava em uma livraria.

“Estava no sofá, com meus três filhos, e vi que estavam lendo livros sobre a Arca de Noé. Eles me perguntaram onde estava a embarcação e eu disse que já não existia mais”, lembrou.

Após lerem a história, os filhos de Huibers pediram a ele que construíssem juntos uma arca similar, e a resposta foi: “Um dia”. No entanto, a promessa foi esquecida com o passar do tempo, principalmente porque a família não tinha dinheiro para “financiar o projeto”.

Aos 33 anos, um pesadelo à noite ressuscitou a ideia. Huibers sonhou que sua província era inundada por uma forte tempestade, como aconteceu com Noé, e esse foi o dia no qual o carpinteiro holandês começou a juntar pedaços de madeira para construir a arca.

A construção da embarcação terminou há quatro anos, e inicialmente foi aberta como atração turística. A arca recebeu centenas de milhares de visitantes e o apoio financeiro de milhares de fiéis.

A obra de Huibers deve começar a cruzar o Atlântico a partir de 30 de junho. O autor do projeto viajará por mais de 8,5 mil quilômetros até chegar ao seu primeiro destino: o Brasil.

A previsão é que a embarcação faça paradas em diferentes cidades latino-americanas, entre elas Buenos Aires e Havana, antes de seguir para Estados Unidos e Canadá.

A “Arca de Johan”, como foi batizada, contará com tecnologia para transmitir a viagem pela internet e receber perguntas de todas as partes do mundo.

“Ainda temos coisas a fazer, mas quero iniciar esta aventura que espero que atraia a atenção de muita gente nos destinos”, disse Huibers.

Por enquanto, turistas do mundo inteiro visitam todos os dias o interior da embarcação em uma viagem aos tempos de Noé, aprendem sobre religião e os eventos históricos relacionados ao Antigo Testamento.

“Mais de sete mil pessoas visitaram o barco ao longo da primeira semana. Eu não podia acreditar. Por isso decidimos deixá-lo como um museu turístico religioso até iniciar os planos da viagem e conseguir financiamento”, acrescentou.

“É um barco muito, muito grande”, descreveu Huibers, sobre a arca de 125 metros de comprimento, 29 metros de largura e mais de 2,5 mil toneladas, com capacidade para transportar até cinco mil pessoas.

Por fora, a embarcação, cinza e marrom, conta com várias janelas pequenas e réplicas de animais na proa. No interior, um centro interativo, um museu bíblico, uma adega, um teatro, dezenas de escadas e um espaço de eventos e experiências para jovens e adultos baseadas na Bíblia.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Holandês reconstrói Arca de Noé para atravessar o Atlântico

1 Comentário

Deixe o seu comentário