Google propõe uma revolução feminista no mundo dos emojis

publicado no Super Abril

Uma princesa, uma dançarina, duas “coelhinhas”, uma noiva e uma recepcionista vestida de rosa: são emojis assim que representam mulheres hoje. Enquanto isso, os emojis masculinos andam de bicicleta, surfam, nadam e podem ser policiais, guardas e operários. Mas o Google tem uma proposta para qubrar essa disparidade: criar novos emojis de profissões – que terão tanto homens quanto mulheres.

A ideia é trazer 13 novas figuras para as quase 1300 existentes – entre elas, estariam uma médica, uma química, uma fazendeira, uma executiva, uma professora e uma rock star. O projeto foi apresentado essa semana para o Unicode Consortium, um grupo sem fins lucrativos do Vale do Silício que julga a entrada de novos emojis no teclado oficial – programado por um código que é padrão no mundo inteiro, o Unicode.

emoji_profissoes_0

Para convencer os “juízes”, o time do Google apresentou um projeto por escrito, no qual defende: “Não importa para onde você olhe, as mulheres estão ganhando maior visibilidade e reconhecimento do que nunca. Será que não é tempo de os emojis refletirem a realidade – que é as mulheres tendo um papel-chave na vida e nas profissões?”. No mesmo texto, a empresa também mostra que 78% das mulheres usam emojis todos os dias – destas, 54% sentem que os caracteres relacionados ao universo feminino são sexistas, e 75% gostariam de ver mais emojis representando mulheres de uma forma não estereotipada.

Se o teclado for aprovado, você vai poder escolher entre um trabalhador ou uma trabalhadora, para cada uma das profissões. “A nossa proposta é criar um novo conjunto de emojis que represente esse leque enorme de profissões de homens e mulheres, com o objetivo de mostrar que existe uma diversidade de gênero no mercado de trabalho e para empoderar as garotas no mundo inteiro”, disse o Google.

Não é a primeira vez que se discute diversidade nos emojis. No ano passado, a Apple adicionou carinhas com cores diferentes e caracteres que representam o casamento de pessoas do mesmo sexo – e famílias inteiras com pais homossexuais. Então, a esperança do Google de que os caracteres sejam realmente incorporados pelo Unicode é grande.

Se isso acontecer, não vai demorar muito para você poder usar esses emojis: o Google disse que conseguiria programa-los até o fim do ano: “Dada a urgência de representar mais mulheres em emojis, nós faremos de tudo para inserir esses novos caracteres o mais cedo possível”.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Google propõe uma revolução feminista no mundo dos emojis

Deixe o seu comentário