9 produtos vencidos que fazem muito mal se consumidos

publicado no Segredos do Mundo

Todo mundo sabe que é preciso prestar atenção nos rótulos dos produtos que consumimos, especialmente dos alimentos. Isso, para sabermos melhor o que estamos usando em nossos corpos ou servindo em nossos pratos, mas também para não consumirmos produtos vencidos e sofrermos as consequências ruins que eles podem nos trazer.

Com relação a essa última parte, muita gente por aí acha que o assunto é uma verdadeira bobagem. Não é raro, inclusive, ver pessoas consumindo, tranquilamente, produtos vencidos se eles conservam a aparência, a textura e o odor corriqueiro. As únicas exceções são, realmente, aqueles pãezinhos mofados que ninguém nunca quer comer.

Mas, como você vai conferir hoje, esse hábito pode trazer sérias consequências. Isso porque muitos alimentos fora do prazo de validade costumam ser fontes de bactérias, como as que causam o botulismo.

No entanto, não só os alimentos costumam ser perigosos. Outros tipos de produtos vencidos colocam a saúde das pessoas em risco por aí, sem que elas nunca imaginem o perigo que estão correndo. Quer ver?

3-7

Confira 9 produtos vencidos que fazem muito mal se consumidos:

1. Leite
Quem toma leite fora do prazo de validade pode sofrer vários transtornos, como desconfortos intestinais e outras complicações mais sérias, dependendo da saúde da pessoa. Mas, a boa notícia é que dificilmente você vai consumir leite vencido sem perceber, já que o cheiro e o sabor do produto ficam diferentes, mesmo quando está refrigerado.

2. Maionese
Maionese é outro dos produtos vencidos que podem causar alguns estragos se consumidos. Na geladeira, ela pode ser conservada por três meses depois de aberta, mas se a aparência, a textura ou mesmo o odor estiverem diferentes do comum, a qualquer tempo, não a coma! Intoxicações alimentares são bastante comuns devido ao produto, especialmente quando conservado fora da geladeira; sem contar o risco de contaminação por salmonella, uma bactéria, já que ele é feito à base de ovos.

3. Embutidos
Carnas processadas, presuntos, salsichas e outros produtos do gênero também são terríveis para a saúde depois da data de validade. Se vencidos, eles devem ser descartados mesmo quando estão conservados na geladeira. O consumo desses produtos vencidos pode causar botulismo, um tipo raro, mas grave, de envenenamento por toxinas produzidas por uma bactéria chamada Clostridium botulinum.

4. Peixe
Peixes e outras carnes também devem ser consumidas o quanto antes e, infelizmente, devem ser descartadas assim que ultrapassarem a data de validade indicada pelo fabricante. Normalmente, o prazo máximo para o consumo de filés de peixe, por exemplo, é até um mês após serem pescados. Você pode evitar vários tipos de infecções seguindo essas indicações.

5. Frango
Com certeza, essa é uma das carnes mais perecíveis, devido ao rápido crescimento de bactérias, especialmente depois da data de validade. O consumo desses produtos vencidos, obviamente, trazem sérios problemas à saúde.

6. Sorvete
As pessoas não costumam sentir medo de consumir esse tipo de alimento, nem mesmo pensam que eles têm prazo de validade, mas têm. O mais interessante de tudo é que, apesar de serem mentidos no congelador, sorvetes não ficam completamente congelados devido à grande quantidade de gordura na composição. Por isso, e por ser feito à base de leite, ele não deve ser consumido após a data de validade.

7. Remédios
Na maioria dos casos, remédios vencidos não costumam causar problemas à saúde, apenas têm um efeito mais fraco ou nenhum efeito que deveria proporcionar. No entanto, como não dá para saber quais os que realmente fazem mal após a data de validade, o ideal é descartá-los assim que vencidos.

8. Protetor solar
Eles não parecem perigosos, mas usas esses produtos vencidos podem ser um verdadeiro risco. Além de não proporcionarem a proteção que deveriam, eles ainda podem causar sérias alergias e irritações na pele.

9. Maquiagem
Muita mulher tem pena de descartar maquiagens fora da data de validade, mas usar esses produtos pode ser um verdadeiro risco. Isso porque os compostos que mantém os produtos de maquiagem livres de bactérias e fungos deixam de ser eficazes depois de um tempo. Por isso, usar maquiagem vencida pode trazer alergias severas e, no caso da máscara de cílios, até mesmo danos na córnea.

Os produtos vencidos, no entanto, não são os únicos que nos deixam expostos. Como você vai ver nessa outra matéria, nem mesmo os produtos de beleza que você usa todos os dias são confiáveis.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for 9 produtos vencidos que fazem muito mal se consumidos

Deixe o seu comentário