Funções ocultas de 8 objetos do cotidiano

publicado no Segredos do Mundo

Por mais que você esteja acostumado a alguns objetos, mesmo os mais comuns do cotidiano, a verdade é que quase sempre, eles escondem funções ocultas, que as pessoas demoram a perceber. A câmera do iPhone e até mesmo o algumas de nossas funções corporais são bons exemplos disso.

E, se nem seu próprio corpo é exceção, imagina só as coisas que estão ao seu redor agora mesmo? Como você vai ver na matéria de hoje, a lâmpada, a garrafa da cerveja e a bolinha de golfe têm motivos sólidos para serem do jeito que são, incluindo o formato, a cor e assim por diante.

Embora seja difícil de acreditar que objetos tão comuns tenham funções ocultas, a verdade é que eles são desenvolvidos exatamente por causa dessas utilidades que as pessoas dificilmente notam. Louco né?

Nem mesmo as pecinhas da famosa Lego escaparam de nossa lista que objetos do dia-a-dia, que têm funções ocultas. Quer saber por quê? Então não desgruda da lista que preparamos abaixo.

1-10

Conheça as funções ocultas de 8 objetos do cotidiano:

1. Lego
Sabe aquelas cabecinhas dos bonecos Lego? Você sabe porque elas têm furos nas extremidades? Há quem diga que eles têm a mesma função do furinho das tampas das canetas Bic: evitar que as crianças se asfixiem, caso engulam as pecinhas.

2. Maçaneta
Outra coisa que quase ninguém sabe é que a maioria das maçanetas do mercado é feita de latão, uma mistura de zinco e cobre. Mas, ao contrário do que as pessoas pensam, isso não tem nada a ver com o preço do metal ou algo assim.

Uma das funções ocultas na composição das maçanetas é que esse tipo de material tem propriedades antimicrobianas. Isso significa que o latão se livra sozinho de 99% dos germes que se acumulam sobre ele em cerca de duas horas.

3. Garrafa de cerveja
Já percebeu que a maioria das garrafas de cerveja são de um vidro de tonalidade escura? Uma das funções ocultas desse material é bloquear a luz ultravioleta, emitida pela sol, que pode interferir na qualidade da bebida.

4. Lâmpada
Até que hoje em dia o formato das lâmpadas variam muito, mas sabe aquelas lâmpadas mais antigas, com formato de bulbo? Elas são dessa forma porque esse é um desenho mais fácil de ser projetado, usando técnicas de sopro de vidro; e o design mais esférico ajuda a controlar as emissões de luz e de calor.

5. Bola de golfe
E a bola de golfe, por que tem aquelas covinhas na superfície? Quem entende do assunto garante que isso não é apenas um detalhe estético, mas um detalhe que torna a bola de golfe um dos objetos dessa lista cheio de funções ocultas. No caso das bolinhas, as covinhas têm função aerodinâmica e reduz a resistência do ar em volta da bola de golfe.

6. Cabide de madeira
Por que ainda fazem cabides de madeira, enquanto cabides mais baratos de plástico e de metal estão no mercado? Porque o cedro desses cabides repelem traças, evitam que as roupas mofem e aromatizam os armários.

7. Clipes
Sabia que antigamente, por volta de 1890, haviam clipes de papel de vários formatos? No entanto, as empresas deram prioridade àqueles comuns, de duas voltas, que conhecemos hoje devido à possibilidade de prender e soltas as folhas sem que elas rasguem.

8. Tampa de bueiros
E a tampa dos bueiros, que são sempre redondas? Será que têm funções ocultas também? A resposta é: sim! Esse formato das tampas impede que a tampa caia dentro do buraco, especialmente quando mal encaixadas. Qualquer outro formato geométrico, segundo quem entende do assunto, deixaria que a tampa passasse pelo buraco do bueiro em pelo menos uma posição.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Funções ocultas de 8 objetos do cotidiano

Deixe o seu comentário