10 conselhos de Dalai Lama que podem mudar sua vida, caso você esteja disposto

publicado no Awebic

Essa é a pergunta que guia a entrevista que a santidade Dalai Lama deu à Oprah Winfrey, famosa por seu programa de grande audiência norte-americana, estilo talk-show.

awebic-conselhos-dalai-lama

O vídeo alerta o perigo dos oito minutos que se seguem:

“Este vídeo contém linguagem profunda e piadas inesperadas o que pode causar excessivas risadas e sabedoria”.

DESCUBRA COMO DALAI LAMA DEIXOU OPRAH SEM PALAVRAS:

Esta mesma pergunta também norteia o livro de Victor Chan (amigo do Lama), intitulado “A Sabedoria do Perdão”.

Se essa questão te fez refletir, chegou o momento certo para você receber os conselhos de um dos Lamas mais influentes do mundo. São eles:

1. SEJA COMPASSIVO.
“O tema da compaixão não é algo religioso; é algo humano, é uma questão de sobrevivência humana.” – Dalai Lama

Pesquisas mostram que quando você demonstra compaixão em benefício de outros seres, você experimenta uma sensação semelhante de prazer como quando tem orgasmos, boa comida ou férias relaxantes. Basicamente, ser compassivo faz bem à sua saúde.

Basta ter uma atitude compassiva para que você vivencie a redução do estresse, batimentos cardíacos mais regulares e uma melhora no sistema imunológico. É como se o receptor da sua “doação” te desse alta do hospital da vida.

Como demonstrar compaixão?

Quando você tenta entender os sentimentos e emoções de uma pessoa, significa que está compartilhando suas experiências. É mais do que um simples ato de bondade.

Se você é compassivo, você vai se envolver emocionalmente mas, cuidado, é preciso perguntar qual é a ajuda necessária e não aumentar o sofrimento do outro.

Quem pode estar precisando da sua compaixão agora?

Um amigo que está doente;
Alguém que tenha perdido o seu emprego;
Um parente que foi despejado;
Alguém passando por uma separação;
Uma pessoa sem-teto.

2. SEJA GENTIL E AJUDE OS OUTROS.
“Esta é minha religião simples. Não há necessidade de templos; não há necessidade de filosofia complicada. Nosso próprio cérebro, o nosso próprio coração é o nosso templo: a filosofia é bondade.” – Dalai Lama

Ser amável e generoso tem um “custo” muito baixo perto dos benefícios e felicidade consideráveis que você ganha.

Essa foi a conclusão a que Michael Norton e seus colegas da Harvard Business School chegaram depois de fazerem uma pesquisa muito interessante: voluntários que doavam algum dinheiro eram mais felizes do que aqueles que guardavam para si mesmos.

“Seja amável sempre que possível. É sempre possível.” – Dalai Lama

3. ENCONTRE A FELICIDADE.

“A finalidade de nossas vidas é ser feliz.” – Dalai Lama

Na correria do dia a dia, a única coisa que você realmente quer, no final do dia, é encontrar a felicidade.

Quando foi entrevistado sobre o assunto, Dalai Lama disse que somos bombardeados com mensagens sobre bens materiais. Há muito poucas mensagens sobre perdão, compaixão, paciência, tolerância e gentileza. Mas se você realmente quer ser feliz (e você quer!) é preciso dar prioridade a esses valores.

Não é abdicar dos bens materiais: é dar prioridade aos valores essenciais da natureza humana que nos fazem enxergar a nossa felicidade intrínseca.

“A felicidade não está pronta: ela se trata de nossas próprias ações.” – Dalai Lama

4. DESCUBRA A PAZ INTERIOR.
O Dalai Lama aconselha todos a gastarem um pouco de tempo sozinhos, todos os dias. Tempo para refletir e afastar os pensamentos negativos tais como raiva, ressentimento, ciúme e cansaço.

Tente substituir esses pensamentos por emoções positivas, como o otimismo, a gratidão, o amor e a paz. Ele diz com razão que a mente realmente calma é a fonte de felicidade e boa saúde.

5. NÃO PREJUDIQUE OS OUTROS.
“Se for possível, ajude os outros; se você não pode fazer isso, pelo menos não os prejudique.” – Dalai Lama

Contar mentiras, fazer fofocas, espalhar boatos desagradáveis, intimidar e tirar vantagem dos outros são atitudes que trazem consequências negativas que vão te assombrar a partir do exato momento em que você praticá-las.

Quando você prejudica os outros, prejudica a si mesmo.

6. ALIMENTE SUAS AMIZADES.
Amizades nunca devem ser subestimadas. Elas precisam de cuidado, de amor macio, porque eles são capazes de gerar confiança e afeto.

Amizades verdadeiras nunca dependem de dinheiro ou influência política. É um fato triste ver amizades negligenciadas. Este é um dos fatores de risco que provavelmente contribui para a depressão na nossa sociedade.

7. NÃO DEIXE QUE A TECNOLOGIA CONTROLE SUA VIDA.
“Nós somos os controladores da tecnologia. Tornar-se um escravo dela, portanto, não é bom.” – Dalai Lama

Você sabia que o Dalai Lama tem mais de 12 milhões de seguidores no Twitter? Enquanto admira os avanços das mídias sociais que nos ajudam na nossa comunicação, ele, no entanto, adverte contra seu uso excessivo, pelas seguintes razões:

Ela pode controlar o seu olhar natural para a vida.
Quem está no comando? Você ou a tecnologia?
Ela é um substituto pobre para a amizade real.
Ela não pode ajudá-lo a ser compassivo.
Ela prejudica a interação humana real.

8. NÃO DISCUTA OU BRIGUE; APENAS NEGOCIE.
“A não-violência significa diálogo, usando nossa língua: a linguagem humana. Diálogo significa compromisso, respeitar os direitos de cada um. Não se soluciona um conflito ou discórdia no espírito de reconciliação. Isso porque não existe ninguém que seja 100% vencedor ou 100% perdedor; não dessa maneira, mas meio a meio. Essa é a maneira prática, a única maneira.” – Dalai Lama

Quer se trate de uma crise internacional ou uma discussão com o seu parceiro ou patrão, a chave para uma solução pacífica e consequentemente não violenta é o diálogo.

Desta forma, você aprende a arte do compromisso e da negociação. Sua Santidade recomenda que você nunca traga o passado à tona, mas que se concentre no que está causando o problema atual, no presente.

9. SEJA GENTIL COM O PLANETA.
A fim de sobreviver, temos o dever de preservar este planeta da melhor forma possível. Aprender a reciclar, procurando maneiras de criar energia alternativa, e aprender sobre as questões atuais são opções que podem ajudar a retardar o ponto de inflexão.

10. APRENDA COM SEUS FRACASSOS.
“Quando você perder, não perca a lição.” – Dalai Lama

Quando você estragar, é importante analisar o que deu errado.

Talvez você esteja triste pela coisa errada ou talvez não tenha pensado o processo como um todo. Talvez tenha havido um problema no planejamento do projeto e talvez você não tenha pensado sobre as piores possibilidades.

A reflexão pode ajudá-lo a aprender com suas falhas.

ESSAS 10 LIÇÕES SÃO CAPAZES DE MUDAR A SUA VIDA?
Pratique a verdade, a honestidade, o amor e a bondade e observe que o calor humano da compaixão será forças de condução da sua vida e irá ajudar você, assim como me ajuda, a redescobrir a felicidade real e natural.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for 10 conselhos de Dalai Lama que podem mudar sua vida, caso você esteja disposto

1 Comentário

  1. vera braga disse:

    Muito sábio e sensível.
    Devemos fazer um exercicio diario para ser seres melhores.

Deixe o seu comentário