Veja o que acontece com você uma hora depois de tomar uma lata de Coca-Cola

publicado no SOS Solteiros

É gostoso chegar em casa cansado e tomar aquele copão bem gelado de refri, né?

Ok, talvez não seja a coisa mais saudável do mundo. Mas você já parou pra pensar o que realmente acontece no seu corpo quando ingerimos uma lata de Coca?

cocaaçucar_sosolteiros-755x500

O farmacêutico inglês Niraj Naik já pensou e decidiu escrever em seu site, The Renegade Pharmacist, quais os efeitos da bebida após alguns minutos no seu corpo. Tudo foi baseado em um artigo do especialista em saúde Wade Meredith.

Como você deve imaginar, as notícias não são animadoras. Olha só:

***

1. Após 10 minutos

Você acabou de jogar 10 colheres de chá de açúcar no seu organismo. Pode parecer pouca coisa, mas equivale a 100% da quantidade diária recomendada.

Para se ter uma ideia, você só não vomita porque, apesar de ingerir uma quantidade gigantesca de açúcar de uma vez, o ácido fosfórico corta bastante do seu sabor, permitindo que você engula.

2. Após 20 minutos

Depois de 20 minutos, seu sangue está com bastante açúcar e seu pâncreas está desesperado tentando filtrar tudo aquilo. Isso significa que ele está produzindo insulina.

A função desse hormônio é facilitar a entrada de glicose nas células. Então, sim, é nesse momento que você começa a engordar. Em outras palavras, o seu pâncreas sai transformando todo o açúcar em gordura.

3. Após 40 minutos

Beleza, seu corpo conseguiu absorver toda a cafeína, as pupilas ficam dilatadas, pressão sanguínea alta e os receptores de adenosina do seu cérebro bloqueiam a sonolência.

Enquanto isso, seu fígado ainda não está tranquilo, nem favorável, e continua jogando açúcar na sua corrente sanguínea.

4. Após 45 minutos

Seu corpo aumenta a produção de dopamina, o que vai dar aquela sensação boa. Isso porque a área do cérebro responsável pelo prazer é ativada. Pode parecer que isso, finalmente, é um ponto positivo. Mas pense que esse é o mesmo modo como a heroína funciona…

5. Após 60 minutos

O ácido fosfórico, que ainda está na ativa, já empurrou nutrientes importantes para o intestino grosso.

Zinco, cálcio e magnésio serão postos pra fora do seu corpo em algumas horas. Para piorar a situação, agora que você já está com vontade de fazer xixi, a dose cavalar de açúcar, unida aos adoçantes artificiais da bebida, farão com que você elimine mais cálcio.

E a resposta para a dúvida que está se formando em sua mente é: sim, refrigerantes aumentam a probabilidade de você ter pedras nos rins. É o que mostra um estudo publicado no Clinical Journal of American Society of Nephrology.

6. Mais de uma hora depois…

Se você ainda não fez xixi, a vontade vai estar gigante e você vai precisar dar uma paradinha estratégica no banheiro. E aí é só dizer tchau pra tudo que faria bem pros seus ossos: cálcio, magnésio, zinco, eletrólitos e água.

Na verdade, até seu corpo se livrar da bomba que foi a latinha de Coca-Cola, você continuará desperdiçando elementos importantes.

Aos pouquinhos, tudo vai voltando ao normal. Finalmente os níveis de glicose no sangue abaixam e o açúcar e a cafeína param de agir no cérebro. Mas isso significa que você ficará sonolento, irritadiço, ou bem chato. E tudo porque, secretamente, seu corpo está te pedindo outra lata de Coca.

Sabe aquele papo da heroína? Pois é…

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Veja o que acontece com você uma hora depois de tomar uma lata de Coca-Cola

Deixe o seu comentário