Você é corrupto? Confira 12 pequenas corrupções do dia a dia

XiXinXing-istock-1024x683

Publicado no Catraca Livre

Nos últimos tempos a palavra “Corrupção” não para de pipocar nas redes sociais, o Brasil está mergulhado num caos político, o barato tá tenso, né?

E quando pensamos em corrupção a primeira imagem que vem a mente são de políticos roubando o dinheiro público, tirando vantagens de seus cargos, passando pano para aliados criminosos, certo?

No entanto, a corrupção vai, além disso, muitos dos nossos amigos, familiares e até nós mesmos aprontamos, vacilamos, em menor ou maior grau.

Tá duvidando?
Primeiro, vamos traduzir ao pé da letra o significado de corrupção: “corrupção é o ato ou efeito de se corromper, oferecer algo para obter vantagem em negociata onde se favorece uma pessoa e se prejudica outra”.

Viu só?

Corrupção não é somente desviar bilhões de dólares ou receber propina, o buraco é mais embaixo. Quando um adulto estaciona em uma vaga reservada, quando deixa de declarar com honestidade o imposto de renda, quando tenta subornar o guarda de trânsito, quando bate ponto na empresa sem trabalhar, quando apresenta atestado médico falsificado, por exemplo, ele está sendo corrupto.

E a galera mais jovem também comete pequenas corrupções na escola, no rolê, coisas que parecem “bobas”, “ingênuas” ou “engraçadas”, mas que na real não são.

Por isso, saca só alguns exemplos de pequenas corrupções cotidianas:

1- Furar fila;

2- Comprar produtos falsificados;

3- Pedir para o colega assinar a lista de chamada;

4- Passar cola na prova;

5- Pedir para o colega colocar seu nome no trabalho;

6- Fazer prova em dupla e não ajudar nas respostas;

7- Aceitar troco acima do valor correto;

8- Fazer gato na TV a cabo, ou na internet;

9- Não respeitar os lugares reservados;

10- Pedir para o professor tirar a falta alegando doença, sendo que não estava doente;

11- Copiar trabalhos da internet;

12- Jogar lixo nas ruas.

Suas atitudes refletem a forma como as demais pessoas enxergam você.

Como está a sua imagem pessoal? Que tal parar para refletir um pouco sobre como você age no dia a dia?

Em nosso país muitas coisas precisam ser corrigidas e a responsa de ajudar a construir um Brasil mais justo é de todos nós. E os pequenos gestos fazem toda a diferença. Vamos cobrar dos políticos, sim, mas vamos fazer a nossa parte também, beleza?

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Você é corrupto? Confira 12 pequenas corrupções do dia a dia

Deixe o seu comentário