Cientista revela por que gostamos de músicas tristes

musica

Publicado no Hypescience

Musicólogos da Universidade de Durham (Reino Unido) e da Universidade de Jyvaskyla (Finlândia) pesquisaram os variados efeitos que a mesma música causa em pessoas diferentes.

Três estudos independentes envolvendo 2.436 pessoas do Reino Unido e Finlândia tentaram identificar o que motiva as pessoas a ouvirem músicas tristes e quais emoções e memórias estão envolvidas neste desejo.

O resultado foi publicado na revista científica PLOS ONE, e mostra que a maioria das pessoas estudadas apontaram a natureza prazerosa dessas memórias, que em geral trazem uma melhora no humor.

Música para regular o humor

Os pesquisadores dizem que escutar músicas tristes trouxe sensações de prazer para algumas pessoas, ou até a sensação de conforto em outras.

Muitas pessoas, porém, relataram a associação das músicas tristes com memórias dolorosas, normalmente relacionadas à perda como divórcio, término de relacionamento ou morte.

“Pesquisas anteriores na psicologia da música e estudos de filmes enfatizaram o prazer confuso que algumas pessoas descreveram sentir quando estão envolvidas em arte trágica”, descreve o autor principal da pesquisa, Tuomas Eerola, da Universidade de Durham. “Há pessoas, porém, que absolutamente odeiam músicas tristes e evitam escutá-las”.

Ele diz que os resultados encontrados nos ajudam a ver como as pessoas regulam seu humor com a ajuda de música, além de analisar como a reabilitação através da terapia musical podem entrar nesse processo de conforto, alívio e prazer.

“Os resultados também têm implicações na forma de entender a natureza paradoxal em ter prazer ou emoções negativas nas artes e ficção”, complementa ele.

Perfil dos curtidores e dos sofredores

Os pesquisadores afirmam que não há gênero ou faixa etária definidos para quem se enquadra no grupo que encontra prazer nessas músicas, mas que pessoas que estudam música ou que têm interesse nessa arte tendem a ter mais sentimentos positivos.

Já o grupo de pessoas que se sentem mal ao ouvir essas músicas é composto em sua maioria por pessoas mais jovens e mulheres. [Science Daily]

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Cientista revela por que gostamos de músicas tristes

Deixe o seu comentário