Software prevê se o seu relacionamento vai dar certo ou não

 

12Y2QggFypRf7G

Publicado no Catraca Livre

Mas calma, pois para tudo nessa vida há uma solução. E a tecnologia está aí para isso. Um grupo de pesquisadores da Universidade de Southern California criou um programa que prevê, logo de cara, se o namoro vai dar certo ou não.

Para isso, os cientistas usaram gravações de sessões de terapia de 134 casais para treinar o software. Na terapia convencional, os psicólogos geralmente analisam no bate papo do casal alguns “marcadores comportamentais”: eles avaliam quando um cônjuge culpa o outro pelos problemas ou o quanto está aberto a aceitar o outro como ele é, por exemplo.

Já o algoritmo usado pelo programa ignora o que as pessoas falam – ele presta a atenção no tom de voz que elas usam para conversar. Segundo os pesquisadores, focar na altura, no timbre e na intensidade da voz dos casais é melhor do que a análise de comportamento. Isso porque a forma com que falamos tem uma ligação forte com o jeito de lidarmos com as emoções.

Resultados

Deu muito certo: o computador era capaz de acertar em 80% das vezes como os casais da gravação estavam depois de dois anos de terapia. O vidente high-tech ainda dava detalhes – conseguia indicar se o relacionamento iria: 1) piorar nos próximos anos; 2) ficar na mesma; 3) melhorar com o tratamento; 4) se recuperar completamente.

wDEWXcisSjrQQ

A taxa de acerto do algoritmo foi maior do que a dos psicólogos que avaliaram manualmente o conteúdo das mesmas sessões – mostrando que a forma como as coisas são ditas tem um significado ainda maior que as palavras em si.

Porém…

O problema é que o programa, por enquanto, nivela os casais por baixo: ele foi treinado para reconhecer características negativas, usando conversas entre pessoas que já estavam em crise. Assim, o algoritmo sabe diferenciar se a treta é suportável ou sinal de divórcio – mas ainda é analfabeto nas emoções positivas que fazem o amor valer a pena.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Software prevê se o seu relacionamento vai dar certo ou não

Deixe o seu comentário