Nós carregamos nossos smartphones de maneira errada

bateria

Publicado no HypeScience

Todo mundo sabe: as baterias dos smartphones são ruins porque elas mal chegam a durar um dia. Mas o que nós não sabemos é que isso é parcialmente culpa nossa, porque os carregamos da forma errada o tempo todo.

Muitos de nós têm uma noção arraigada de que carregar nossos smartphones em pequenas “doses” irá causar danos a longo prazo para as baterias, e que é melhor carregá-las quando elas estão perto de acabar.

Isso não poderia estar mais errado.
Na verdade, o site da empresa de baterias Cadex, chamado Battery University, detalha como as baterias que usamos em nossos smartphones são sensíveis às suas próprias versões de “estresse”. E, assim como acontece com os seres humanos, ampliar o estresse pode ser prejudicial à expectativa de vida de longo prazo da bateria do smartphone.

Se você quer manter sua bateria nas melhores condições e enfrentar o dia sem se preocupar com a duração dela, é preciso mudar algumas coisas.

4. Não mantenha o smartphone ligado quando ele está totalmente carregado

De acordo com o Battery University, deixar o telefone ligado quando ele está totalmente carregado, como você pode fazer durante a noite, é ruim para a bateria no longo prazo.
Uma vez que o seu smartphone atingiu 100% de bateria, ele fica carregando pequenas quantidades de bateria para manter-se em 100% enquanto está conectado na tomada. Ele mantém a bateria em um alto nível de estresse e alta tensão, o que desgasta a química lá dentro.

O site dá diversos detalhes científicos para explicar a razão de tirar o aparelho da tomada e resume: é como relaxar os músculos após praticar um exercício extenuante. Você também ficaria muito infeliz se trabalhasse sem parar por horas e horas.

3. Na verdade, não tente carregá-lo até os 100%

Pelo menos quando você não precisa.
De acordo com o Battery University, “as baterias de íon-lítio usadas em nossos celulares não precisam ser totalmente carregadas, e nem é desejável fazer isso. Na verdade, é melhor não carregar totalmente, porque uma alta tensão estressa a bateria” e a desgasta no longo prazo.
Isso pode parecer contra-intuitivo quando você está tentando manter o seu smartphone carregado durante todo o dia, mas tente conectá-lo a uma tomada sempre que puder durante o dia e vai ficar tudo bem.

2. Conecte seu telefone sempre que puder

Acontece que as baterias em nossos smartphones ficam muito mais felizes se você carregá-las de vez em quando durante todo o dia, em vez de conectá-las para uma sessão de grande carga quando estão vazias.
Carregar o seu telefone quando ele perde 10% da sua carga seria o melhor cenário, de acordo com o site. Obviamente, isso não é prático para a maioria das pessoas, por isso, basta conectar seu smartphone sempre que puder. Não tem problema ligar e desligar da tomada várias vezes ao dia.

Isto não só mantem a bateria do seu smartphone com desempenho ideal por mais tempo, mas também o mantém com a bateria complementada durante todo o dia.
Além disso, cargas periódicas também permitem que você use os recursos que você pode não usar normalmente porque eles monopolizam a vida da bateria, como recursos baseados em localização que utilizam o GPS, por exemplo.

1. Mantenha ele frio

Baterias de smartphones são tão sensíveis ao calor que a própria Apple sugere que você remova certas capas que isolam o calor do iPhone quando você o carrega. “Se você notar que o dispositivo fica quente quando você o carrega, tire-o da sua capa em primeiro lugar”. Se você estiver a mercê do sol quente, mantenha o seu telefone coberto. Isso vai proteger a saúde da sua bateria. [Business Insider]

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Nós carregamos nossos smartphones de maneira errada

Deixe o seu comentário