Empresa curitibana vende ‘latas de ar’ de cidades brasileiras para turistas

850xN

Mariana Ohde, no Paraná Portal

Uma empresa de Curitiba criou um produto inusitado para que os turistas que visitam o Brasil possam levar uma lembrança do país para casa: latas de ar.

A ideia surgiu durante uma visita a Paris, há 20 anos. Alessandro Catenaci, fundados da empresa Lata de Ar, viu o produto na capital francesa e, ao perceber o movimento de turistas que vieram ao Brasil para a Copa de 2014, resolveu criar, aqui, um souvenir semelhante. “Eu busquei o material, busquei um designer que fez a criação das latas e nós lançamos a primeira lata com o ar de Curitiba. Foi uma remessa pequena. A aceitação foi tão grande que, já na Copa, eu lancei cinco cidades e uma genérica do Brasil”, conta.

Alessandro criou latas para diversas cidades, com ilustrações de alguns dos principais pontos turísticos de cada uma. Além do ar do Brasil, a opção mais abrangente para os turistas, a marca também oferece o ar das cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Foz do Iguaçu e Curitiba. Segundo Alessandro, em breve, devem estar disponíveis também as versões de Brasília, Balneário Camboriú, Florianópolis, Gramado, Natal, Fortaleza e Minas Gerais.

Hoje, a empresa produz cerca de dez mil unidades por mês, que podem ser adquiridas em todo o Brasil e também pelo site. Cada latinha custa, em média, R$ 10. A empresa vende todos os meses cerca de 12 mil unidades, o que representa um faturamento bruto mensal de R$ 120 mil. E há planos de expansão: em breve, as latinhas com ar brasileiro devem começar a ser vendidas nos Estados Unidos.

“O conceito é a brincadeira, o humor do produto. Como é um produto diferenciado e não tem nada no mercado parecido, eu comecei a receber pedidos de outros lugares, cidades menores”, conta, explicando que um pedido vindo de Nova Iorque motivou a primeira exportação.

As latas são criadas no Paraná e fabricadas por uma empresa terceirizada em Santa Catarina. O ilustrador responsável pelos desenhos é Marcelo Lopes, também curitibano.

dica do Rogério Moreira

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Empresa curitibana vende ‘latas de ar’ de cidades brasileiras para turistas

Deixe o seu comentário