Anúncios do século 20 alertam para o perigo das mulheres que lutavam por direitos iguais

As imagens mostram as sufragistas como uma ameaça aos valores familiares

"Sufragistas atacam um policial" (foto: Reprodução)

“Sufragistas atacam um policial” (foto: Reprodução)

Publicado na Galileu

Ainda hoje, há quem não entenda as reivindicações do movimento feminista (se você é uma destas pessoas, pode entender melhor sobre o feminismo aqui). Mas, no início do século 20, a luta das mulheres por direitos iguais assombrava tanto os homens que eles precisaram inventar uma maneira de impedir o avanço deste “perigo”.

A professora Catherine H. Palczewski, especialista em gênero da Universidade do Norte de Iowa, guarda em seu arquivo propagandas da época, que revelam a ideia de que as mudanças sociais deveriam ser temidas. As imagens reunidas do site Vintage Everyday mostram as sufragistas, que lutavam pelo direito ao voto, como uma ameaça aos valores familiares.

Enquanto a sociedade ainda batalha pelo direito de mulheres ganharem o mesmo que homens e pelo fim da cultura do estupro, as propagandas servem como um lembrete de como evoluímos e de que o verdadeiro perigo é o retrocesso.

"Quem falou em divórcio!" (foto: Reprodução)

“Quem falou em divórcio!” (foto: Reprodução)

"Finalmente, a paz" (foto: Reprodução)

“Finalmente, a paz” (foto: Reprodução)

Na placa: "Todo mundo trabalha, mas a mamãe é sufragista". No rodapé: "Eu quero votar, mas minha esposa não deixa" (foto: Reprodução)

Na placa: “Todo mundo trabalha, mas a mamãe é sufragista”. No rodapé: “Eu quero votar, mas minha esposa não deixa” (foto: Reprodução)

"Isso não é trabalho de homem" (foto: Reprodução)

“Isso não é trabalho de homem” (foto: Reprodução)

"Minha mulher se juntou ao movimento sufragista (eu sofro desde então)" (foto: Reprodução)

“Minha mulher se juntou ao movimento sufragista (eu sofro desde então)” (foto: Reprodução)

"Dia de votação" (foto: Reprodução)

“Dia de votação” (foto: Reprodução)

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Anúncios do século 20 alertam para o perigo das mulheres que lutavam por direitos iguais

Deixe o seu comentário