10 filmes para quem amou a série ‘Stranger Things’

publicado no Canal Tech

A Netflix acertou em cheio o coração dos mais nostálgicos ao lançar a série Stranger Things. A produção transborda referências aos clássicos filmes da década de 1980 e soa como a abertura de um baú da felicidade para aqueles que estão na casa dos 30 anos.

151425.270017-ET-e-Eleven

Se você está acompanhando a série – ou já devorou todos os episódios – pode gostar de relembrar alguns longas que inspiraram os criadores de Stranger Things. Por outro lado, se você não viveu essa época e quer entender melhor por que as pessoas estão tão fissuradas na produção, essa é uma boa oportunidade para se atualizar. Para isso, reunimos aqui 10 títulos que você precisa assistir se amou Stranger Things:

1. E.T. – O Extraterrestre (1982) O clássico filme dirigido por Steven Spielberg é a referência mais constante e óbvia da série da Netflix. Isso inclui crianças usando suas bicicletas para ajudar amigos “pouco convencionais” a se esconder dos adultos, a ligação entre Elliot e o alienígena que se repete entre Mike (Finn Wolfhard) e Eleven (Millie Bobby Brown), e até mesmo o uso de uma peruca loira como disfarce. Fato é que, ainda hoje, o E.T. é um filme indispensável para os fãs de ficção científica.

2. Os Goonies (1985) Com produção de Spielberg, Os Goonies traz um tom muito mais leve do que Stranger Things, mas ainda assim é impossível não associar os grupos centrais das tramas: crianças nerds que participam de uma aventura. Além disso, a série da Netflix também traz um alívio cômico com o personagem de Dustin (Gaten Matarazzo), o garoto atrapalhado que nos lembra Chunk, o Gordo dos Goonies.

3. Chamas da Vingança (1984) Baseado em um livro escrito pelo mestre do terror Stephen King, Chamas da Vingança (Firestarter) conta a história de uma garota que sofreu com experiências científicas que lhe deram o poder de provocar incêndios usando sua mente. Assim como em Stranger Things, o filme estrelado por Drew Barrymore aborda temas como habilidades psíquicas, experimentos questionáveis e agências governamentais do mal.

4. Contatos Imediatos de Terceiro Grau (1977) Em Stranger Things, Joyce (Winona Ryder) é uma mãe solteira cujo filho desaparece e ela fica obcecada em descobrir as forças sobrenaturais que estão por trás do sumiço, e para isso conta com a ajuda do xerife Hopper (David Harbour); uma relação bem parecida com a de Jillian (Mellinda Dillon) e Roy (Richard Dreyfuss) no filme sobre extraterrestres, não?

5. Poltergeist (1982) É difícil não notar a alusão ao clássico filme de Spielberg quando Joyce usa luzes de Natal e sons nas paredes para se comunicar com seu filho desaparecido em Stranger Things. Cenas pontuais, como a irmã mais nova de Mike atraída por uma luz misteriosa, também nos fazem lembrar do terror visto em Poltergeist.

6. Conta Comigo (1986) Este longa conta a história de um grupo de jovens amigos que sai para uma busca no meio da mata para tentar encontrar o corpo de um adolescente desaparecido. Além da aventura em si, as referências em Stranger Things são muitas, incluindo uma cena em que os amigos andam por um trilho de trem, assim como acontece no filme baseado em um conto de Stephen King.

7. Scanners, Sua Mente Pode Destruir (1981) Um filme canadense de terror e ficção científica que conta a história de pessoas com poderes telecinéticos, chamadas de scanners, que são perseguidas por uma grande corporação que deseja realizar experiências nada convencionais. Scanners é conhecido por ser um dos primeiros filmes a adotar o sangramento nasal como consequência do uso de poderes – algo que sempre acontece com Eleven, em Stranger Things. Porém, a série não é tão “explosiva” quanto o filme.

8. Viagens Alucinantes (1980) A história do filme se baseia em experimentos científicos realizados em tanques de isolamento com pessoas sob influência de drogas psicoativas. Impossível não lembrar da cena em que Eleven submerge na água enquanto seus poderes são testados numa viagem pelo submundo.

9. A Fúria (1978) Um filme de terror com temática paranormal que conta a história de um pai em busca de se filho, que foi sequestrado por uma agência secreta do governo que queria explorar seus poderes psíquicos. Enquanto isso, uma adolescente também descobre que possui poderes psíquicos.

10. O Enigma de Outro Mundo (1982) O filme dirigido por John Carpenter e que fracassou na bilheteria, mas depois tornou-se cult, mostra uma equipe de pesquisadores da Antártida que descobre algo estranho enterrado sob o gelo. Um dos pontos em comum com Stranger Things é o modo com Carpenter retrata o medo dos personagens. Além disso, é possível ver um pôster do longa de 1982 pendurado na parede de um dos cômodos da série da Netflix.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for 10 filmes para quem amou a série ‘Stranger Things’

1 Comentário

  1. BiaeVinni disse:

    Assistimos alguns desses. Alguns muito bons ,outros nem tanto.
    Mas no geral vale a pena.

Deixe o seu comentário