Fofura sem fim: estudo mostra que cães preferem carinho a comida

Vá correndo fazer um carinho no seu cachorro: é isso que ele quer! (foto: iStock)

Vá correndo fazer um carinho no seu cachorro: é isso que ele quer! (foto: iStock)

Publicado no UOL

Você é daqueles que premia seu cachorro com uma comidinha após ele fazer xixi no lugar certo ou cumprir alguma tarefa? Pois um estudo acaba de apontar que há algo mais barato, saudável e que seu próprio pet prefere: carinho.

Sim, um estudo publicado no “Social Cognitive and Affective Neuroscience” (Cognição Social e Neurociência Afetiva), da britânica Universidade de Oxford, aponta que cães preferem afeto a alimentos.

O estudo foi conduzido por um grupo de cientistas de Atlanta, nos Estados Unidos, e foi bem simples.

Com apoio de imagens por ressonância magnética do cérebro dos cães, os pesquisadores testaram se os animais prefeririam o carinho dos donos ou uma comida como prêmio.

A pesquisa apresentou aos cães objetos, como carrinhos de brinquedo, complementados com um prêmio – no caso, um delicioso cachorro-quente ou um singelo carinho de seu dono.

E não é que a maioria dos animais preferiu o afeto?

Segundo o estudo, 13 dos 15 cachorros de diferentes raças demonstraram igual ou maior atividade em áreas cerebrais de prazer ao receber um carinho do dono. A tradicional cócega na barriga rendeu muito mais prazer aos cãezinhos do que um alimento.

Não satisfeitos, os cientistas passaram para uma segunda etapa e colocaram os cachorros no centro de um labirinto em formato de Y com duas saídas. Em uma delas, estavam seus donos. Em outra, uma tigela de guloseimas.

Novamente, os donos foram mais procurados – e os poucos cães que preferiram a comida na etapa anterior optaram pela tigela.

Para os pesquisadores, o estudo mostra como a interação social entre humanos e cães é benéfica, e pode ser melhor aproveitada em serviços que utilizem os cachorros, como policiamento ou terapias.

Agora você já sabe o que deve fazer, né? Carinho nele!

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Fofura sem fim: estudo mostra que cães preferem carinho a comida

Deixe o seu comentário