5 coisas que você não sabia sobre o Windows 95

publicado na Galileu

Em 24 de agosto de 1995, a Microsoft lançou o Windows 95. O sistema definiu muitos dos recursos que ainda existem no sistema operacional, e, na época, teve um forte campanha de marketing embalada pelos Rolling Stones. O barulho foi tão grande que o seu lançamento foi parar no Jornal Nacional. Para comemorar o aniversário, confira algumas curiosidades sobre o Windows 95.

 (Foto: Divulgação)

1 – Recursos

Foi o Windows 95 que definiu o modelo de interface que prevalece até hoje no sistema operacional. O botão e o menu Iniciar permitem a navegação de programas, e a área de trabalho permite acessar rapidamente arquivos e atalhos de programas. Antes disso, a área de trabalho servia para programas já abertos. Foi também com o Windows 95 que surgiu o Internet Explorer, que não vinha instalado no sistema, o que podia ser feito por um pacote extra de recursos. O sistema também foi o primeiro a incorporar tecnologia Plug-n-Play (PnP), que permitia a máquina identificar automaticamente quando um novo dispositivo era plugado. Antes disso, era preciso informar à máquina sobre uma nova conexão.

2 – Especificações

Para instalar o Windows 95, era preciso ter um PC com pelo menos 4 MB de memória e 50 MB de armazenamento. O Windows 10 exige das máquinas pelo menos 1 GB de memória e 16 GB de armazenamento. Ele era distribuído em CD-ROMs ou em disquetes (13 mais precisamente).

3 – O botão “Iniciar”

O Windows 95 foi a primeira versão do sistema com o botão “Iniciar” (ou “Start”, em inglês). A música escolhida para a campanha foi “Start Me Up”, dos Rolling Stones. No lançamento do sistema, Bill Gates, Steve Ballmer e outros executivos dançaram maravilhosamente bem ao som de Jagger e companhia.

4 – Amigões

Outra coisa que bombava em 1995 era o seriado Friends, que havia estreado no ano anterior. A Microsoft capitalizou o sucesso do programa para dar dicas sobre o funcionamento do Windows 95. Assim, contratou dois dos principais nomes da série, Jennifer Aniston e Matthew Perry. Eles estrelaram o primeiro “cyber sitcom” da história, um tutorial de explodir de vergonha alheia.

5 – Microsoft Sound

A trilha de abertura do Windows, que estreou no Windows 95, foi composta por Brian Eno, produtor conhecido por seu trabalho com artistas como U2, Talking Heads, Coldplay e Roxy Music. Ele recebeu US$ 35 mil pela obra e compôs 84 trilhas diferentes. Além da limitação de tempo (não podia ultrapassar 3,25 segundos), ele tinha que criar algo inspirador, universal, otimista, futurista e sentimental. Segundo o produtor, o trabalho influenciou o resto de sua carreira.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for 5 coisas que você não sabia sobre o Windows 95

Deixe o seu comentário