Porque você provavelmente não deveria cutucar o nariz

publicado no Hypescince

Cutucar seu nariz provavelmente não vai lhe matar, mas também não é exatamente um hábito saudável. Ter este costume não só é nojento, como pode estar deixando a porta aberta para bactérias perigosas que querem chamar o seu nariz de casa.

cutucar-o-nariz (1)

No vídeo abaixo, do canal do site Tech Insider no YouTube, o Dr. Erich Voigt, otorrinolaringologista da Universidade de Nova York, explica o que acontece dentro de seu nariz quando você o cutuca. Conforme mexemos lá dentro, nossas unhas causam pequenos arranhões na cavidade nasal. Essas feridas sangram, e seu sangue se torna alimento para todos os germes que vivem lá.

Um estudo da Universidade de Cambridge sugere que cutucadores de nariz são significativamente mais propensos a carregar Staphylococcus aureus em seus corpos. O Staphylococcus aureus é a causa comum de infecções de pele, como abcessos, infecções respiratórias, como a sinusite, e intoxicação alimentar.

Obviamente, um monte de gente cutuca nariz e está bem. Um estudo, publicado no Journal of Clinical Psychiatry, constatou que 90% das pessoas questionadas admitiram cutucar o nariz regularmente. Cutucar o nariz raramente é a causa de todos os problemas graves em indivíduos saudáveis, mas pode ser um problema para aqueles com sistemas imunológicos mais fracos. Além disso, ter menos germes desagradáveis como Staph em seu corpo geralmente é uma boa coisa, mesmo para pessoas saudáveis.

Então, se você é um cutucador, não é o fim do mundo. Mas você pode querer considerar assoar o nariz da próxima vez – ou pelo menos pegar um lenço de papel em vez de usar seus dedos.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Porque você provavelmente não deveria cutucar o nariz

Deixe o seu comentário