7 hábitos que deixam a geração Y mais ansiosa e improdutiva

publicado na Época

Os millennials, aqueles que nasceram entre o final dos anos 1970 e começo dos anos 2000, cresceram com a tecnologia à sua volta. Apesar dos muitos benefícios, essa geração tem sofrido muito mais com ansiedade, estresse e, consequentemente, improdutividade, se comparada com outras faixas etárias.

millenials-geracao-y

De acordo com um estudo feito pela BDA Morneau Shepell, prestadora de serviços de saúde para empresas americanas, 30% dos millennials sofrem com ansiedade, enquanto 26% da geração X lidam melhor com esse problema.

As consequências desses males podem ser os mais diversos, mas o estudo identificou que dois terços dos entrevistados atribuíram a improdutividade no trabalho como a mais recorrente.

As causas da ansiedade podem ser desde a dificuldade em ingressar no mercado até a grande oferta de opções, que não ajudam se decidir. O site Business Insider listou 7 hábitos da geração Y que contribuem para esse quadro negativo.

1. Poucas horas de sono
Um estudo feito pela Universidade de Berkeley da Califórnia descobriu que um dos primeiros sintomas das pessoas que sofrem com ansiedade é a dificuldade em dormir. De acordo com a pesquisa, a ansiedade deixa a pessoa mais preocupada e, consequentemente, o sono é afetado.

As causas? Dormir deixa de ser prioridade ou então há uma mudança na escala do sono, com horários diferentes e horas irregulares. Além disso, os millenials costumam usar notebooks ou smartphones durante um bom tempo antes de se deitar, o que afeta a qualidade do sono.

2. Falta de uma alimentação regular
A falta de rotina e horários muitos alternados podem afetar a regularidade da alimentação.

Ficar muito tempo sem comer ou beber pode levar a baixos indíces de açúcar, causando ansiedade, tontura, tremedeira e até perda de atenção.

3. Café
Uma das bebidas mais consumidas para quem quer ficar mais atento para realizar as funções do dia é o café. Apesar de ter alguns efeitos positivos, o consumo em excesso pode deixar a pessoa mais nervosa e irritada.

Outro efeito negativo: o café pode causar desidratação, que leva à ansiedade. O consumo moderado é a medida ideal.

4. Passar muito tempo sentado
Uma pesquisa publicada na BioMed Central sobre a saúde pública nos Estados Unidos apontou uma relação entre o sedentarismo e a ansiedade.

De acordo com o estudo, os riscos de ansiedade aumentam naquelas pessoas que levam uma vida mais sedentária. Mas o ponto mais interessante foi que quanto mais tempo do dia se passa sentado, maior a probabilidade de sofrer com ansiedade.

5. Celular
Hoje em dia é quase impossível ficar sem acesso aos smartphones, mas é necessário ficar atento à quantidade de tempo que se passa olhando para a tela.

De acordo com uma pesquisa feita por pesquisadores de Universidades americanas e de Cingapura, o Facebook pode causar inveja até depressão nas pessoas, já que podem levá-las a comparar sua vida com a dos outros.

6. Sem desligar
A tecnologia tão presente na vida dos millennials torna mais difícil se “desligar” do trabalho, mesmo depois da jornada de trabalho. Essa invasão da vida profissional na pessoal causa irritação e ansiedade.

“Os millennial não acreditam que produtividade deve ser medida por número de horas trabalhadas no escritório, mas sim pelo trabalho feito. Eles enxergam o trabalho como uma ‘coisa’ e não um ‘lugar’”, explica a pesquisa da BDA.

7. Serviços de streaming
Assitir a um filme ou série depois de TV após um dia cansativo de trabalho faz parte da vida de muita gente, mas de acordo com uma pesquisa isso não ajuda relaxar, e sim acaba contribuindo para aumentar a ansiedade e o estresse.

A Univerdidade de Toledo, nos EUA, analisou os hábitos de mais de 400 pessoas, das quais 70% assistiram à TV no mínimo 2 horas. O resultado? Esses voluntários se sentiam muito mais ansiosos e depressivos do que aqueles que passaram menos tempo diante da TV.

A sensação de relaxamento que esse comportamento provoca é de curto prazo. A melhor solução é apostar em exercícios físicos para conseguir realmente diminuir esses efeitos negativos da vida moderna.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for 7 hábitos que deixam a geração Y mais ansiosa e improdutiva

Deixe o seu comentário