Avaliação dos vereadores de São Paulo

voto-consciente-cidadão

Publicado por Voto Consciente

Em 1987, durante plena discussão da nova Constituição, um grupo de pessoas insatisfeitas com o rumo da política brasileira decidiu trocar a indignação e angústia pela ação efetiva: verificar o que estavam fazendo os políticos eleitos para resolver os complexos problemas coletivos.

Acreditando na importância do voto consciente e na necessidade de cobrar e acompanhar o trabalho dos nossos representantes políticos, eleitos pelos cidadãos, fomos à Câmara Municipal de São Paulo iniciar o acompanhamento diário das atividades dos vereadores. “O que querem?”, “Estão a serviço de quem?”, foi a reação inicial dos parlamentares. Explicávamos que éramos apenas cidadãos que queriam saber sobre os projetos em pauta, as propostas e soluções para os problemas da cidade. Neste princípio, não havia nem o hábito do debate democrático em plenário, poucos eram os vereadores que estavam presentes em todas as sessões, poucos compareciam a todas as votações, poucos discutiam os projetos nas comissões de estudos.

O Movimento Voto Consciente marcou sua presença na discussão e elaboração da Lei Orgânica do Município de São Paulo, vigente até hoje. Também passamos a acompanhar os deputados estaduais na Assembleia Legislativa de São Paulo e hoje temos vários núcleos e parcerias com outras entidades em cidades de todo o Brasil.

Avaliação dos vereadores de São Paulo

Novamente, com o objetivo de disponibilizar o maior número de informações possível para a escolha dos melhores candidatos, o Movimento Voto Consciente lança a avaliação de vereadores da Câmara Municipal de São Paulo dos últimos quatro anos de mandato.

Lembrando sempre que boa informação é a base para o voto consciente, destacamos a necessidade de pesquisa antes de escolher os candidatos. Nossa avaliação é apenas uma das maneiras de se informar.

É preciso ressaltar ainda a importância da busca de informações sobre a história do candidato, suas qualificações para o cargo e experiências anteriores e da análise da lista dos demais candidatos do partido e coligação, nunca se esquecendo do voto proporcional.

O site do TSE tem informações a respeito do perfil dos candidatos e é possível verificar se eles são Ficha Limpa, por exemplo, um dos pontos fundamentais para uma boa escolha.

É possível mudar a política começando por um voto consciente!

 

tabela2

Clique aqui para ver o ranking completo.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Avaliação dos vereadores de São Paulo

Deixe o seu comentário