9 truques para se manter acordado sem precisar de café

A cafeína pode deixar a pessoa mais nervosa e, consequentemente, menos atenta

Café traz benefícios para saúde, mas OMS alerta que há riscos (foto: Dreamstime)

Café traz benefícios para saúde, mas OMS alerta que há riscos (foto: Dreamstime)

Publicado na Época Negócios

O café é uma das bebidas mais consumidas do mundo — e, na maioria das vezes, com o objetivo de se manter acordado. O problema? Ele não é o método mais saudável e nem o único.

Alguns estudos identificaram os efeitos que a cafeína provoca no corpo. Entre eles, reduzir temporariamente o apetite e, em alguns casos, até produzir o efeito contrário. Ou seja, o excesso pode tornar a pessoa mais nervosa e, consequentemente, menos atenta.

O site Business Insider separou uma lista com alternativas mais saudáveis e efetivas para se manter acordado e atento.

Soneca

Em 2008, para descobrir qual era a alternativa mais indicada para evitar aquele sono que bate à tarde, pesquisadores britânicos compararam o poder de uma noite bem dormida, de um café e de uma soneca. A terceira foi a mais efetiva. Outros estudos descobriram que dormir melhora a memória, o aprendizado e o pensamento criativo, até uma soneca de seis minutos já ajuda a reter informações. O truque está exatamente na duração do sono – o indicado é de 5 a 15 minutos, mais do que isso pode te deixar lento.

Lanches nutritivos

A alimentação é outro fator importante que afeta a atenção. Ficar longos períodos sem comer e até comer muito de uma vez podem te deixar preguiçoso e lento. Para acabar com esse efeito, muitos apostam na cafeína e comidas com açúcar. O problema disso é que você consegue apenas uma sensação momentânea. A melhor solução para se manter em alerta: pequenos lanches ricos em nutrientes, como ferro e fibras.

Água

Se manter hidratado é fundamental para evitar fadiga, confusão e até palpitações no coração. Isso porque a água é fundamental para levar oxigênio para o sangue e para o cérebro. Um estudo da Universidade Tufts descobriu que uma pequena falta de água – 1% a 2% – já pode causar fatiga e cansaço.

Evitar ficar muito tempo em locais fechados

Hoje em dia é comum passar horas do dia em locais fechados, mas estudos indicaram que se expor a luz do dia – em vez de ficar na frente de telas de celular e computador, por exemplo – imediatamente melhoram seu desempenho e atenção. A luz do dia ativa o hipotálamo – parte do cérebro que controla o nosso ritmo e regula o sono.

Respire fundo

Essa técnica é bem comum na meditação por um motivo: diminui o estresse e a ansiedade, fortalecendo o sistema imunológico. Uma respiração profunda e calma leva mais oxigênio para o cérebro e, consequentemente, ajuda a nos manter atentos.

Escute música

Ouvir sua playlist favorita, além de ser bem divertido, pode ser um ótimo método para se manter acordado. Um estudo de 2011 descobriu que, quando as pessoas escutavam por apenas 15 minutos músicas que provocavam um “arrepio”, grande quantidade de dopamina era produzida – uma substância do cérebro que está ligada a desejo.

No entanto, algumas playlists podem ser melhores do que outras. Outra pesquisa descobriu que, quanto mais variedade, mais estimulantes. Uma alternativa ainda melhor: cantar junto. Um estudo da Universidade de Oxford notou que as pessoas que cantavam se sentiam menos cansadas e com mais energia.

Mastigue chiclete

Vários estudos indicaram que manter a boca ocupada ajuda a manter a mente atenta. Mastigar chiclete pode ser a solução para quem quer se manter acordado durante o dia, porque aumenta a circulação e ativa várias regiões do cérebro. Além disso, pode ajudar as pessoas a se concentrarem em provas, reduzir a ansiedade e aumentar a compreensão na leitura.

Movimente-se

Movimentar-se, seja dançando ou fazendo uma caminhada, é bem importante para a saúde, bem-estar e para produzir endorfina – substância que diminui o estresse e a fatiga, aumentando o sentimento de euforia.

Evite as telas

Já passamos muitas horas do dia olhando para telas — de celulares, tablets e computadores. Esse tipo de comportamento pode causar problemas como irritação, visão dupla e outros problemas como dor de cabeça.

A melhor alternativa é diminuir a quantidade de tempo que se passa na frente delas, arrumar a postura, piscar constantemente e olhar por 20 minutos para outros objetos que estejam distantes.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for 9 truques para se manter acordado sem precisar de café

Deixe o seu comentário