Andar de montanha-russa pode ajudar a expulsar pedra no rim

publicado no Up date or die

A presença de químicos e sais na urina pode ser uma experiência dolorosa para quem padece de cálculo renal, mas um pouco de adrenalina pode ajudar na hora de expelir essas pequenas pedras nos rins. Um novo estudo da Escola de Medicina Osteopática da Universidade de Michigan concluiu que montanhas-russas podem tirar essa pedra do caminho.

montanha-russa-990x557

O autor do estudo, David Wartinger, e seu co-autor, Marc Mitchell, se propuseram a testar a experiência de um paciente que alegou ter expulso três pedras nos rins depois de passear três vezes na montanha-russa Big Thunder Mountain Railroad na Disney.

Com a ajuda de uma impressora 3D, Wartinger e Mitchell construíram um modelo anatômico de silicone do rim deste paciente encheram-o de urina e três pedras de diferentes tamanhos, em seguida, colocaram toda a engenhoca em uma mochila e foram à Disney.

Com a permissão das autoridades do parque, os pesquisadores subiram na Big Thunder Mountain Railroad, segurando o rim 3D na mesma posição que ele fica em nosso corpo. Eles repetiram o processo 20 vezes, depois, fizeram o experimento na Space Mountain e na Walt Disney World Railroad, totalizando 60 testes.

Os resultados da pesquisa “apoiam a evidência anedótica de que um passeio em uma montanha-russa de intensidade moderada pode beneficiar alguns pacientes com pequenas pedras nos rins“. Os pesquisadores dizem que forças aleatórias fizeram com que as pedras se mexessem muito, as guiando pelas passagens.

Lembrando que atividades físicas também são responsáveis pela eliminação de pedras; saltar de bungee jump, pedalar ou até mesmo espirrar com força também pode expelir as pedras.

Wartinger acredita que se pode reproduzir, mas nem todo mundo responderá igual, pois cada pessoa tem um rim com canais de passagem únicos. Isso significa que cada um pode ter uma espécie de montanha-russa ideal ou outras atividades podem ser mais efetivas.

“Se você tem uma pedra menor do que quatro milímetros, é possível fazê-la passar sem que obstrua o canal”, disse Wartinger. “Quando ela fica presa, às vezes é necessário fazer uma cirurgia de emergência, além de causar muita dor.”

De qualquer forma é uma experiência válida para tentar expelir a pedra e acabar com a dor.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Andar de montanha-russa pode ajudar a expulsar pedra no rim

1 Comentário

  1. Emerson Luís disse:

    .
    A montanha russa pode ajudar a expulsar os próprios rins!

    * * *

Deixe o seu comentário