Provável vitória de Crivella no Rio será um marco para movimento evangélico

Marcelo Crivella durante evento de campanha no Rio

Marcelo Crivella durante evento de campanha no Rio

Vinicius Mota, na Folha de S.Paulo

A disputa, a esta altura quase simbólica, pela Prefeitura do Rio de Janeiro talvez seja o fato sociologicamente mais interessante destas eleições municipais, elas próprias cheias de novidades.

Marcelo Freixo, mais querido nas elites, mostra que o PSOL jamais ocupará o lugar deixado pelo recolhimento do PT. A sigla de Freixo ainda vive nas brechas produzidas pelo entrechoque dos grandes partidos, embalada nas paixões fugidias de um eleitorado jovem e metropolitano.

A trajetória do PSOL em seus 12 anos de idade não faz sombra à impressionante marcha do petismo de 1980 a 1992.

Vem da provável vitória do adversário de Freixo, o popularíssimo Marcelo Crivella, o acontecimento marcante deste certame. Pela primeira vez, um candidato egresso da denominação mais coesa e simbólica do movimento neopentecostal brasileiro credencia-se para governar uma capital com o porte e as tradições do Rio.

Crivella não é só mais um político a ter militado na Igreja Universal do Reino de Deus. É sobrinho de Edir Macedo, fundador da organização. O longo esforço de Crivella para distanciar-se da etiqueta da Iurd, óbvio passivo em pleitos majoritários, está prestes a ser recompensado.

Se Crivella se descola da Universal, a marca do levante evangélico não sai dele. Esse movimento, popular demais para ser abraçado pela centro-direita tucana e conservador demais para a centro-esquerda petista, talvez consiga afinal eleger gente egressa de seus próprios quadros, e não apenas para o Legislativo.

Os evangélicos, mal compreendidos e muitas vezes tratados com preconceito no lado de cá do túnel Rebouças, recusaram o paternalismo oferecido seja pelo catolicismo tradicional, seja pelo progressista. Vão atrás do próprio pão. Cultuam o progresso individual e a coesão familiar.

Esses sinais de vitalidade não deveriam ser desprezados.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Provável vitória de Crivella no Rio será um marco para movimento evangélico

Deixe o seu comentário