Quando você descobrir o que realmente está acontecendo nesta foto nunca mais irá vê-la da mesma maneira

perna-besuntada-ilusao-de-otica

Publicado no HypeScience

O usuário do Instagram Hunter Culverhouse estava mexendo com tinta quando acabou dando umas pinceladas nas pernas, criando uma das melhores ilusões de ótica da internet. “Tinha um pouco de tinta branca no meu pincel e eu coloquei nas minhas pernas, e acabou que virou uma fotografia muito confusa para todos na internet”, disse ele.

Enquanto algumas pessoas juram que a perna parece estar besuntada em algum tipo de óleo, outras só enxergam as pinceladas com tinta branca. Já outras pessoas são enganadas por uma fração de segundo e depois não conseguem mais enxergar a perna untada, apenas tinta branca.

Há também um segredinho para a ilusão de ótica funcionar: quanto menor a imagem é exibida na tela do seu dispositivo, mais ela se parece com uma perna engordurada. Quanto maior, mais se parece com tinta.

As ilusões de ótica costumam fazer sucesso porque estamos tão acostumados a acreditar que nossos olhos são janelas para a realidade, que achamos divertido (ou agoniante) quando somos enganados.

O psicólogo Claus-Christian Carbon explica em seu artigo “Entendendo a percepção humana de ilusões feitas por humanos”, o que nos atrai tanto para as ilusões: “podemos interpretar as ilusões perceptivas como sinal de nossas incríveis e complexas capacidades de transformar dados sensoriais recebidos em interpretação sobre o que está acontecendo”, diz ele. [IFLScience]

E você, o que vê na imagem?

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Quando você descobrir o que realmente está acontecendo nesta foto nunca mais irá vê-la da mesma maneira

Deixe o seu comentário