Agora sabemos exatamente o quanto o pulmão sofre quando você fuma

cigarros

Publicado no Gizmodo

Não é segredo para ninguém que fumar faz mal aos pulmões. Um novo estudo mostra exatamente quantas mutações do DNA são causadas nas células do seu corpo quando você fuma. Se você está interessado em quantificar as más escolhas da sua vida, saiba que consumir um maço de cigarro por dia durante um ano irá causar aproximadamente 150 mutações em cada célula do seu pulmão.

O número foi obtido por meio de um estudo liderado por pesquisadores do Laboratório Nacional de Los Alamos e publicado na revista Science. É a primeira análise desse tipo e a equipe comparou o DNA do tecido tumoral de 1.000 não fumantes com o de 2.500 fumantes. A partir daí, eles determinaram quantas mutações estavam ligadas ao hábito, para diferentes tecidos e órgãos do organismo.

Este infográfico ilustra as conclusões:

mutacao-infografico

Se você fumar um maço por dia durante um ano, acontecerão aproximadamente 150 mutações para cada célula pulmonar, 97 por célula da laringe, 39 por célula da faringe, 6 por célula do fígado, 18 por célula da bexiga e 23 por célula da cavidade bucal. Fazendo as contas, só para o seu pulmão, a cada 49 cigarros que você fuma você ganha uma nova mutação DNA. Pense nisto todas as vezes que você acender um cigarro.

E o que isso quer dizer? Bem, a mutação do DNA não significa necessariamente o surgimento de um câncer. Mas significa que os riscos são muito maiores.

A New Scientist explica:

Teoricamente, cada mutação do DNA tem o potencial de desencadear uma cascata de danos genéticos que tornam as células cancerígenas. No entanto, ainda não sabemos qual é a probabilidade de uma única mutação DNA relacionada com o tabagismo se tornar um câncer, ou que tipo de mutações têm mais chances de se tornarem malignas.

A equipe por trás do estudo está trabalhando para determinar qual é a probabilidade de mutações DNA relacionadas com o tabagismo se tornarem um câncer.

Fumar faz mal. Da próxima vez que você pensar em acender um cigarro, considere o que irá acontecer com suas pobres células.

[Science via The New Scientist]

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Agora sabemos exatamente o quanto o pulmão sofre quando você fuma

Deixe o seu comentário