Homens comem mais quando estão em grupo (já as mulheres, menos)

Essa relação, que pode culminar em ganho de peso, vem de uma pesquisa americana pra lá de curiosa. Conheça.

(iStock | g-stockstudio)

(iStock | g-stockstudio)

Thiago Nepomuceno, na Superinteressante

Você é homem e exagera nas garfadas quando sai para comer com amigos ou familiares? Pois esse hábito, que pode contribuir para a obesidade, pode ter uma explicação científica.

Pesquisadores da Universidade Cornell, nos Estados Unidos, recrutaram universitários — mais ou menos do mesmo peso — para uma competição inusitada. Em resumo, um troféu de plástico sem qualquer valor era entregue para quem comesse mais asas de frango em 30 minutos.

O torneio foi dividido em duas provas. Na primeira, a comilança tinha plateia. Já na segunda, essa disputa ocorria sem espectadores. Primeiro resultado: em geral, os participantes comeram quatro vezes além do normal. Mas o mais curioso é que os rapazes ingeriram quase 30% a mais quando estavam sendo observados. As mulheres, por outro lado, maneiravam um pouco mais quando encaradas por terceiros.

De acordo com o raciocínio dos pesquisadores, os marmanjos abocanharam mais pedaços de frango em público porque isso representa uma demonstração de virilidade e força, mesmo que inconscientemente. Diante disso, sugerem para o sexo masculino ficar especialmente atento a abusos alimentares durante situações sociais, como festas de fim de ano. Cuidado com o ego — e com os exageros.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Homens comem mais quando estão em grupo (já as mulheres, menos)

Deixe o seu comentário