Americano negro converte membros da KKK – com amizade

Daryl Davis já convenceu mais de 200 pessoas a deixarem a organização racista

Daryl Davis (YouTube/Reprodução)

Daryl Davis (YouTube/Reprodução)

Publicado na Veja on-line

Um homem negro conseguiu convencer mais de 200 membros da Ku Klux Klan a deixar a organização racista com uma arma poderosa: a simpatia. Daryl Davis, um músico de blues e escritor de 58 anos, viaja pelos Estados Unidos desde a década de 80 fazendo amizade com integrantes da KKK.

Davis documentou sua missão de “conversão” em um livro, que terá uma nova edição lançada no próximo ano. Em Klan-destine Relationships: A Black Man’s Odyssey in the Ku Klux Klan (Relações Klan-destinas: A Odisseia de um Homem Negro na Ku Klux Klan, sem edição brasileira), Davis conta como decidiu combater o ódio e confrontar a ideologia da KKK fazendo amizade e conversando com um membro por vez.

Em alguns momentos, Davis admite que foi ameaçado e até agredido fisicamente. “Houve alguns acidentes em que eu fui ameaçado e algumas vezes em que eu tive de lutar fisicamente. Felizmente, eu ganhei em ambos os casos”, contou ao jornal Daily Mail. “Essas coisas são esperadas porque você está lidando com alguém que te odeia e que quer ser violento simplesmente por causa da cor da sua pele.”

O encontro de Davis com um homem chamado Roger Kelly, autoridade na organização e conhecido como Grand Dragon (Grande Dragão, em português), poderia ter acabado mal. “Eu estava muito bem preparado para a reunião em termos de conhecimento sobre o assunto”, contou. “Na verdade, eu sei mais sobre a KKK do que a maioria dos seus membros sabem sobre sua própria organização”.

Apesar de sua dedicação, Daryl recebe muitas críticas por seu trabalho, principalmente de outros negros.” Houve surpresa e choque de ambos os lados (negros e brancos), principalmente de pessoas que não me conhecem, ou que não se preocuparam em pesquisar e ler sobre mim ou ouvir minhas entrevistas ou palestras”, conta.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Americano negro converte membros da KKK – com amizade

Deixe o seu comentário