Cabeleira do Zezé e Maria Sapatão serão banidos do carnaval do Rio?

http-%2F%2Fo.aolcdn.com%2Fhss%2Fstorage%2Fmidas%2F783922ba6b8e7cdcfe64541b71222c27%2F204881675%2Fbloco+rio+

Publicado no Brasil Post

Integrantes de grupos cariocas como Mulheres Rodadas, que surgiu do movimento feminista, Cordão do Boitatá e Charanga do França defendem que músicas consideradas preconceituosas sejam banidas dos bloquinhos.

Podem ser cortadas dos desfiles marchinhas clássicas como Cabeleira do Zezé, Maria Sapatão, Índio quer apito e O teu cabelo não nega.

Olha a cabeleira do Zezé / será que ele é? / será que ele é? / será que ele é bossa nova? / será que ele é Maomé? / parece que é transviado / mas isso eu não sei se ele é / corta o cabelo dele! / corta o cabelo dele!
Cabeleira do Zezé

Maria Sapatão, Sapatão, Sapatão / de dia é Maria, de noite é João
Maria Sapatão

“Se a gente é um bloco feminista, não temos como passar ao largo dessas coisas. Se isso está sendo considerado ofensivo, acho que a gente não deve fazer coro”, afirmou Renata Rodrigues, uma das organizadoras do bloco Mulheres Rodadas, em entrevista à rádio CBN.

Ela defende que canções com a palavra mulata, por exemplo, não façam parte das festas, devido à conotação machista e racista. Pode ficar de fora do repertório do bloco até Tropicália, de Caetano Veloso.

A opinião, contudo, não é unanimidade. Para o presidente do Cordão da Bola Preta, um dos mais tradicionais blocos do Rio, Pedro Ernesto Marinho, as marchinhas não são ofensivas.

“Carnaval é uma grande brincadeira. Essa polêmica não vai levar ninguém a lugar algum e até desmerece o carnaval. O preconceito está mais dentro das nossas cabeças do que nas marchinhas”, afirmou ao jornal O Globo.

Na avaliação do autor de Maria Sapatão e Cabeleira do Zezé, João Roberto Kelly, a reação é exagerada. “Carnaval é uma grande brincadeira, é leveza. Nunca quis ofender ninguém e acho que marchinha não pode ter limite”, afirmou.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Cabeleira do Zezé e Maria Sapatão serão banidos do carnaval do Rio?

1 Comentário

Deixe o seu comentário