17 fatos sobre sobrevivência que todo mundo deve saber

publicado na Época Negócios

Todo mundo sabe que não deve falar ao celular ou enviar mensagens enquanto dirige, ou que se suas roupas pegarem fogo, o correto é deitar-se no chão e rolar, em vez de correr. Mas há algumas outras situações em que saber o que é mais indicado pode fazer a diferença. O Business Insider separou 17 coisas que qualquer um deveria saber sobre sobrevivência em várias situações.

trekking

1. O cérebro não consegue coordenar o uso do celular e caminhada ao mesmo tempo – então olhe para frente
O assessor de segurança Murali Krishnan alerta que andar e usar o celular são duas atividades que demandam grande esforço cognitivo do cérebro. Dessa forma, uma pessoa não consegue focar nessas duas funções ao mesmo tempo. Você sofrerá “cegueira por falta de atenção”, ou seja, pode ver um objeto, mas seu cérebro não irá processar que há um carro se aproximando em alta velocidade, por exemplo.

2. Elimine os pontos-cegos do carro ajustando os retrovisores corretamente
Os pontos-cegos não são inevitáveis em todos os veículos, afirma a especialista Kristen Rush. O correto é ajustar os retrovisores do carro de uma forma que você mal consiga ver a lateral do veículo. Já o espelho interno deve ser posicionado para que o motorista consiga ver com clareza os carros que estão diretamente atrás do seu. Os segundos necessários para ajustar os espelhos valem a pena.

3. O calor se transfere mais rapidamente para líquidos – então se mantenha aquecido ficando seco
Existe uma conexão entre estar molhado e ficar com frio, afirma a engenheira Lia Lavoie. Para assegurar que sua temperatura não vai cair muito rapidamente em ambientes frios, invista em roupas de lã, em vez de algodão, que absorvem mais umidade. E, claro, faça o que puder para se manter seco.

4. Não coma neve para se hidratar, a não ser que seja absolutamente necessário
Lavoie também aponta que o corpo usa quantidades grandes de energia para converter matéria de um estado a outro. Por isso, uma pessoa só deve comer neve para se manter hidratada se for a única fonte de água. Seu corpo vai conseguir absorver uma quantidade pequena de água, mas irá perder calor.

5. Se um avião fizer pouso sobre água, só infle o colete salva-vidas após sair da cabine
O engenheiro Alvin Yip alerta que o melhor é evitar o impulso de inflar o colete salva-vidas imediatamente quando o avião faz um pouso na água. Se entrar água na cabine, será mais difícil se movimentar dentro do avião se você estiver flutuando.

6. É possível fazer a manobra Heimlich em você mesmo
Poucas pessoas sabem que podem fazer a manobra Heimlich – aquela para desobstruir as vias aéreas quando alguém engasga – nelas mesmas. Veja como:

a. Com sua mão mais forte, feche o punho e posicione logo abaixo das costelas e acima do umbigo. Coloque sua outra mão, aberta, sobre o punho, para conseguir empurrar com mais força.

b. Empurre o punho para dentro e para cima na área do diafragma com força, e repita esse movimento várias vezes, até o objeto que está preso em sua garganta se solte.

7. Leve antialérgicos fortes na sua carteira ou na bolsa quando for a algum lugar novo
Nunca se sabe quando você vai encontrar algo novo e se aquilo vai desencadear uma reação alérgica, especialmente se você estiver acampando ou em uma trilha.

8. Se alguém estiver sendo eletrocutado, bata na pessoa com uma vara
Choques elétricos instantaneamente fazem com que os músculos fiquem tensos. Isso é perigoso porque significa que, se a pessoa estiver segurando um fio, não poderá soltá-lo. O ideal é desligar a fonte de energia, mas se isso não for possível, você pode ajudar a pessoa quebrando o circuito – fazendo com que a pessoa solte aquilo que está transmitindo a eletricidade. A forma mais simples de fazer isso é pegar um objeto longo e duro (que não seja de metal) e dar na pessoa uma pancada firme.

9. Os limites do corpo humano tendem a seguir a “regra dos três”
Para saber os limites do corpo humano, siga a “regra dos três”. Em geral, uma pessoa sobrevive a três minutos sem ar, três horas sem abrigo em condições climáticas extremas, três dias sem água e três semanas sem comida.

10. Se o óleo de cozinha pegar fogo, desligue o fogão e cubra a panela
Nunca jogue água em uma gordura que estiver pegando fogo. A água vai evaporar instantaneamente, e com isso vai jogar as chamas ainda mais alto. Em vez disso, corte a fonte de calor – ao desligar a chama do fogão – e limite o oxigênio – cobrindo a panela.

11. Se você for esfaqueado, não retire a lâmina
Retirar um objeto que está alojado em ser corpo vai aumentar a velocidade em que você perde sangue. Em vez disso, tente cobrir a ferida e faça o que puder para tentar estancar o sangramento até encontrar assistência médica.

12. A maioria das fatalidades em incêndios são causadas por inalação de fumaça, não pelas queimaduras
A maioria das mortes em incêndios não são causadas pela queimadura, mas pela fumaça. Por isso, se mantenha próximo do chão para evitar inalar muita fumaça.

13. Se você se ferir em um local público, escolha uma pessoa para te ajudar
Existe um fenômeno psicológico bem estudado em que grandes multidões falham em ajudar uma pessoa ferida, porque todos pensam que outra pessoa vai ajudar. Por isso, se você conseguir, escolha uma pessoa e peça ajuda a ela diretamente. É mais provável que ela realmente faça algo por você dessa forma.

14. Uma lanterna forte pode ser uma ótima arma para fugir de um ataque
Em vez de usar um objeto pesado ou uma faca, uma luz forte pode ser mais efetiva para afastar um assaltante. Se você estiver andando na rua, principalmente à noite, e uma pessoa se aproximar de forma agressiva, direcionar uma luz forte no rosto da pessoa pode te dar a oportunidade de escapar. E se a pessoa não estiver de fato se aproximando para te atacar, não ficará machucada.

15. Se você se perder em uma trilha, procure uma cerca ou riacho
Seguir um riacho vai te fazer descer uma montanha. Além disso, o curso d’água provavelmente desembocará em um afluente maior, onde há mais chance de você encontrar uma cidade ou vilarejo. Uma cerca, por outro lado, provavelmente te levará a uma estrada ou a alguma propriedade.

16. Use camisinhas para estocar água
Camisinhas são elásticas, e você pode se aproveitar dessa característica se precisar guardar água. Essencialmente, elas se comportam como bexigas e podem estocar quantidades consideráveis de líquido. Também é possível usar preservativos para evitar que as coisas molhem, como celulares.

17. Linhas de transmissão de energia caídas são letais
A voltagem de uma linha de transmissão de energia, mesmo se o fio estiver partido, pode ser suficiente para transmitir eletricidade para próxima ao fio. Por isso, se você observar um fio de energia caído, mude de direção e avise as autoridades o mais rápido possível.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for 17 fatos sobre sobrevivência que todo mundo deve saber

Deixe o seu comentário