Empresa proíbe motorista de dobrar à esquerda e economiza 38 milhões de litros de combustível

publicado no Estadão

Se você fosse dono de uma empresa de entregas, orientaria seus funcionários a fazer o caminho que talvez seja o mais longo? Pois a americana UPS adota essa política, com ótimos resultados.

1486574479386

Responsável por entregar 18,3 milhões de pacotes e documentos diariamente, a companhia pede que seus motoristas evitem ao máximo dobrar à esquerda no trânsito. De acordo com reportagem da BBC, a justificativa é que, além de aumentar a chance de acidentes, a manobra faz os condutores esperarem mais tempo parados no semáforo ou até que o movimento no sentido oposto os permita cruzar a via.

Os motoristas devem seguir à risca a orientação mesmo que isso signifique trajetos mais longos. Funciona assim desde 2004, e hoje 90% das entregas seguem caminhos pela direita. O resultado? 38 milhões de litros de combustível economizados, 20 mil toneladas a menos de dióxido de carbono lançados na atmosfera e 350 mil pacotes entregues a mais.

Viagens mais longas e menor gasto de combustível. A conta pode parecer estranha, mas tem explicação. Toda vez que precisa parar e arrancar, você consome mais combustível que no caso de seguir uma rota contínua, mesmo que dobrando diversas vezes à direita.

Essa equação foi, inclusive, comprovada pelo programa Caçadores de Mitos, do Discovery Channel. Em um episódio, a dupla que o apresenta colocou dois veículos para fazer o mesmo número de entregas. Enquanto um virou à esquerda oito vezes, e quatro à direita, o outro dobrou apenas uma vez à esquerda e 23 à direita. A diferença de consumo entre os dois foi notável: 3,08 litros contra 1,08 litro de gasolina.

O tempo e a distância para completar a entrega, entretando, foi maior para o veículo que priorizou a direita. Em média, 10,8 quilômetros e 61 minutos, contra 8,3 quilômetros e 52 minutos do concorrente. Isso significa que priorizar a esquerda pode funcionar para uma grande empresa como a UPS, com mais de 100 mil veículos, mas não é exatamente uma boa ideia para o motorista comum.

Para facilitar a vida de seus motoristas, que fazem em média 120 paradas por dia, a UPS usa um aplicativo que traça os melhores caminho de acordo com a política da empresa.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Empresa proíbe motorista de dobrar à esquerda e economiza 38 milhões de litros de combustível

Deixe o seu comentário