Longe dos holofotes e da fofoca: 10 hábitos de pessoas confiantes

publicado no Virgula

A confiança é algo que se constrói ao longo da nossa vida, degrau por degrau. Ao contrário da vaidade exagerada, que normalmente funciona como uma máscara para atenuar inseguranças e frustrações, a confiança é algo que vem de dentro.

Be Super

Be Super

É a verdadeira conquista de pessoas que já se arriscaram, erraram e aprenderam que vale mais a pena seguir os próprios anseios do que se deixar derrubar pela opinião e crítica dos que estão ao redor.

Ser confiante não é fácil, sabemos. Mas a busca por essa autenticidade de sentimentos e emoções faz valer todas as pedras no caminho, como garantem terapeutas e especialistas da área. O HuffPost preparou uma lista com os 10 hábitos mais inteligentes de pessoas confiantes, vem ver:

1 – Fala certa
Pessoas confiantes não titubeiam na hora de expor as próprias ideias. Elas falam com segunrança, assertividade e calma pois sabem que só assim serão ouvidas com atenção e respeito.

2 – Cada passo é uma vitória
Elas celebram buscam e celebram pequenas vitórias, hábitos que estimulam a região cerebral responsável por sentimentos de recompensa e motivação. Em vez de apenas estipular metas inatingíveis, pessoas confiantes conseguem reconhecer aquilo que está dando certo, evoluindo para desafios ainda mais instigantes.

3 – Já treinou hoje?
Não adianta tentar escapar daqueles minutinhos de caminhada e academia com a desculpa de está “muito ocupado” para treinar. Pessoas que exalam confiança se exercitam com frequência e colhem os bons frutos desse hábito, em longo prazo. De acordo com um estudo do Instituto de Pesquisa de Eastern Ontario, pessoas que se exercitam duas vezes por semana, por mais de dois meses, se sentem mais socialmente e academicamente competentes. Um beijo para a endorfina!

4 – Longe dos holofotes
Pessoas confiantes não fazem questão da atenção alheia. Elas sabem que a autenticidade é muito mais interessante do que uma vida dedicada a impressionar os outros. Em vez de atrair críticas e julgamentos, os confiantes atraem admiração genuína.

5 – Quem precisa de fofoca?
Elas também não se dão ao trabalho de fazer fofocas e julgamentos apressados de pessoas ao redor, porque sabem que todos têm algo positivo a oferecer. Além do mais, quem inspira confiança não precisa denegrir ou diminuir os demais para se sentir importante ou especial. Essa pessoa apenas É.

6 – Confiante e feliz
Felicidade e confiança são sentimentos praticamente indissolúveis. Pessoas confiantes são felizes porque reconhecem as próprias qualidades, avanços e vitórias em vez de apenas se afundar na crítica alheia. É uma felicidade que vem de dentro, que não depende do julgamento externo.

7 – Orelhas em pé
Confiança não significa egoísmo, aliás. Pessoas confiantes costumam ouvir mais e falar menos porque sabem que não precisam provar nada a ninguém. Em vez de realçar conquistas, qualidades e vantagens acerca de si mesmo, o confiante prefere prestar atenção ao que os outros têm a dizer, buscando aprendizado e amadurecimento em vez da simples e pura vaidade.

8 – Gente que se joga
Pessoas confiantes não têm medo de se arriscar na vida. Em vez de apenas pensar no lado negativo e no que poderia dar errado, elas avaliam as possibilidades e dão a cara a tapa. Isso porque os confiantes sabem que “quem não arrisca, não petisca”.

9 – Sem medo de errar
Ser confiante é estar imune a erros? De jeito nenhum! Pessoas confiantes sabem que podem, vez ou outra, tomar decisões erradas. O diferencial dos confiantes é que eles não têm medo disso ou da opinião daqueles que ficam à espreita do tropeço alheio. Em vez de sofrer com as críticas, são pessoas que erguem a cabeça e buscam aprender com os próprios erros.

10 – O sucesso dos outros também importa
Saber reconhecer e apreciar os avanços do outro não é tão simples na prática como na teoria. Essa habilidade é, sem dúvida, um talento daqueles que cultivam a própria confiança. Pessoas inseguras não reconhecem o próprio valor e, consequentemente, tendem a minimizar as conquistas dos outros. os confiantes, por sua vez, celebram o sucesso alheio.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Longe dos holofotes e da fofoca: 10 hábitos de pessoas confiantes

Deixe o seu comentário