10 fatos sobre o mito Kurt Cobain, que completaria 50 anos

Publicado no Estadão

KURT COBAIN EM 1993

Kurt Cobain of Nirvana during the taping of MTV Unplugged at Sony Studios in New York City, 11/18/93. Photo by Frank Micelotta.  *** Special Rates Apply *** Call for Rates ***

Kurt Cobain of Nirvana during the taping of MTV Unplugged at Sony Studios in New York City, 11/18/93. Photo by Frank Micelotta. *** Special Rates Apply *** Call for Rates ***


O genial líder do Nirvana, que completaria 50 anos nesta segunda, dia 20 de fevereiro, influenciou não só a sua geração como também todas as outras que vieram depois dele. Depressivo, atormentado e viciado em drogas, o cantor, compositor e guitarrista Kurt Cobain cometeu suicídio em 5 de abril de 1994, aos 27 anos. Veja 10 fatos sobre o autor de um dos grandes hits do Nirvana, ‘Smells Like Teen Spirit’, considerado o hino de uma geração.

UM GAROTO CHAMADO KURT DONALD COBAIN
Aos 14 anos, Kurt Cobain anunciou para uma colega da escola que seria um superstar, um músico famoso e rico, se mataria e teria o seu momento de glória assim como Jimi Hendrix (na época, Kurt não sabia que a morte de Hendrix, em 1970, não tinha sido por suicídio).

O LÍDER DO NIRVANA

GRUNGER ARQUIVO 23-12-2009 VARIEDADES JT BANDA NIRVANA  Imagens do livro GRUNGE, com fotos de Michael Lavine e texto de Thurston Moore FOTO Michael Lavine/REPRODUCAO

GRUNGER ARQUIVO 23-12-2009 VARIEDADES JT BANDA NIRVANA Imagens do livro GRUNGE, com fotos de Michael Lavine e texto de Thurston Moore FOTO Michael Lavine/REPRODUCAO


Kurt Cobain escreveu ‘Smells Like a Teen Spirit’ inspirado em uma pichação feita por uma amiga na parede de sua casa: “Kurt Smells Like Teen Spirit”. Cobain achou que a frase tinha um sentido revolucionário, mas, na verdade, significava apenas que o músico tinha o cheiro de um desodorante muito conhecido, chamado Teen Spirit.

O REBELDE KURT
Quando o Nirvana foi gravar o acústico para a MTV, Kurt pediu ao diretor do programa para pôr no palco muitas velas pretas e flores brancas. O diretor disse que iria ficar parecendo um funeral e Kurt respondeu que era isso mesmo o que ele queria. Kurt também queria que o último CD de estúdio do Nirvana, ‘In Utero’, se chamasse ‘I Hate Myself and I Wanna Die’ (Eu me odeio e quero morrer).

COM O NIRVANA NO MTV AWARDS, EM 1992
Em julho de 1993, Kurt ia se apresentar no New Music Seminar em NY, mas, antes do show, Kurt teve uma overdose de heroína. Ambulância? Não. Courtney Love injetou nele uma dose de Naloxona, medicamento usado para reverter os efeitos dos analgésicos opiáceos e, em seguida, deu um soco no peito de Kurt, que ressuscitou e se apresentou mais tarde como se nada tivesse acontecido.

KURT GRAVOU AS PRIMEIRAS MÚSICAS EM 1982 NA CASA DE SUA TIA MARI
Kurt Cobain atribuía seu consumo diário de heroína às frequentes e fortes dores no estômago. Ele consultou os melhores médicos do país, mas, ao que parece, não conseguiu ter diagnóstico ou solução para o problema. Em seu diário, ele escreveu: “Então, decidi: se eu fosse me sentir como um drogado – era o que eu seria mesmo”. Kurt chegou a contar que gastava cerca de US$100 por dia em heroína para aliviar as dores.

KURT, COURTNEY LOVE E A FILHA FRANCES BEAN, EM 1992

Kurt Cobain arrives with wife Courtney Love, holding their daughter Frances Bean Cobain, for the MTV Music Awards show in Los Angeles, California, in this file photo taken in September 1992. The first documentary made with the cooperation of Nirvana singer Kurt Cobain's family will be released in 2015, U.S. premium cable network HBO said on November 25, 2014.  REUTERS/Fred Prouser  (UNITED STATES - Tags: ENTERTAINMENT)

REUTERS/Fred Prouser (UNITED STATES – Tags: ENTERTAINMENT)


Quando o Nirvana estava no auge, o Metallica mandou um fax para a banda dizendo: “A gente realmente curte o Nirvana. ‘Nevermind’ é o melhor disco do ano. Vamos nos encontrar um dia desses, Metallica. PS: o Lars odeia a banda!”

KURT COM A CAMISA SÍMBOLO DO GRUNGE
Contra todas as convenções, Kurt Cobain usou um pijama no seu casamento com a também polêmica Courtney Love, no dia 24 de fevereiro de 1992, em uma praia do Havaí. E ele justificou a escolha: “Sou muito preguiçoso para colocar um terno”.

DAVE GROHL, KRIST NOVOSELIC E COBAIN, O NIRVANA
A carta escrita por Cobain para amigos e familiares encontrada após seu suicídio reproduzia a frase “It’s better to burn out than to fade away” (“É melhor queimar de uma vez a se apagar aos poucos”, em tradução livre) da canção ‘My My, Hey Hey’ (‘Out Of The Blue’), de Neil Young. “Quando ele morreu e deixou essa nota, fiquei arrasado”, disse Young, que dedicou seu CD ‘Sleeps With Angels’ (Durma com os Anjos) a Cobain.

KURT COBAIN, UMA PERSONALIDADE ÚNICA

Nirvana Kurt Cobain  D4 SAO PAULO 18-10-2007  CADERNO2  OE 31ª Mostra Internacional de Cinema de Sao Paulo FOTO DIVULGACAO

Nirvana Kurt Cobain D4 SAO PAULO 18-10-2007 CADERNO2 OE 31ª Mostra Internacional de Cinema de Sao Paulo FOTO DIVULGACAO


Em 1992, em uma premiação da MTV, Kurt fez uma piada com Axl Rose e o vocalista do Guns N’ Roses não gostou da brincadeira. Aí começou a rivalidade de Cobain e Axl, e vice-versa, que teve vários rounds e baixarias. No mesmo ano, após ele e sua mulher Courtney Love declararem terem gasto US$ 1 milhão, Kurt provocou: “Isso, definitivamente, não é o que Axl gasta em um ano”.

‘COBAIN: MONTAGE OF HECK’, DOCUMENTÁRIO DE 2015
Kurt costumava escrever as letras das músicas minutos antes de gravá-las. No caso das letras de ‘Nevermind’, elas foram tiradas de trechos de poesias que ele guardava em casa. Segundo a viúva do músico, Courtney Love, Cobain deixou mais de 100 músicas gravadas, a maioria fragmentos. Apenas oito eram músicas completas.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for 10 fatos sobre o mito Kurt Cobain, que completaria 50 anos

Deixe o seu comentário