Aplicativo promete substituir camisinha e pílula anticoncepcional

dw-2015-raoul-scherwitzl-natural-cycles-6-638

Publicado no Catraca Livre

Um casal de cientistas suecos desenvolveu um aplicativo que promete substituir os contraceptivos tradicionais para evitar a gravidez indesejada.

Batizado de Natural Cycles, o dispositivo usa um algoritmo que calcula –com base temperatura corporal– o ciclo menstrual da usuária e informa se ela está em um dia fértil ou não.

Em entrevista à revista “Wired”, a física Elina Berglund conta que desenvolveu, em parceria com o marido Raoul Scherwizl, esse algoritmo para uso pessoal porque queria deixar de tomar pílulas anticoncepcionais.

Segundo ela, a confiabilidade do método é semelhante à da pílula anticoncepcional e mais seguro que a camisinha. Um estudo publicado na revista “The European Journal of Contraception and Reproductive Healthcare” mostra que testes realizados com mil mulheres, menos de cinco engravidaram.

A plataforma já tem 150 mil usuárias em 161 países. É possível testar o aplicativo gratuitamente por um mês. O pacote anual custa US$ 4,20 mensais com o termômetro basal incluso.

Recentemente a empresa alemã de certificação Tüv Süd aprovou o uso do Natural Cycles como ferramenta de prevenção de gravidez e planejamento familiar. Com isto, o aplicativo poderá ser receitado por médicos e órgãos de saúde pública como método contraceptivo.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Aplicativo promete substituir camisinha e pílula anticoncepcional

Deixe o seu comentário