Conheça um jeito fácil de impedir que as pessoas mintam

Man Signing Contract

Publicado no Hypescience

Qual a forma mais comum que companhias, governos, autoridades tem para garantir que as pessoas estão falando a verdade? No final de qualquer acordo ou contrato, eles pedem para a pessoa assinar uma declaração atestando a sua honestidade.

Pelo que nós já sabemos sobre o mundo, isso não parece funcionar 100% eficientemente.

Foi o que concluiu uma equipe de pesquisadores em uma série de quatro experimentos. Eles mostraram que a assinatura de uma declaração no final de uma declaração de imposto ou revisão de seguro não faz nada para promover a honestidade.

As pessoas que assinaram uma declaração desse tipo não eram mais ou menos propensas a mentir do que as que não assinaram.

Mas os cientistas descobriram uma maneira muito eficaz de promover o comportamento honesto: basta pedir as pessoas para assinar a declaração de ética no início do formulário – antes dele ser preenchido – e não no final.

Segundo os pesquisadores, simplesmente mudar a assinatura para o começo de um formulário trará os padrões morais em foco, quando a ética é mais necessária. Quando as pessoas assinam algo no final de um formulário, o “dano” já foi feito; os indivíduos já preencheram o formulário, já se envolveram em vários truques mentais e justificativas que lhes permitiram manter uma autoimagem positiva, apesar de ter “enganado” o sistema.

No primeiro experimento, os pesquisadores colaboraram com uma companhia de seguros. Eles revisaram 13.488 políticas que cobrem 20.741 carros. Em metade das declarações de revisão, as pessoas foram convidadas a assinar uma declaração dizendo:

“Prometo que a informação que eu estou oferecendo é verdadeira”, antes de estimar o quanto eles tinham conduzido no ano anterior. A outra metade assinou a declaração depois de fazer a estimativa.

Pessoas que assinaram primeiro disseram que tinham dirigido mais quilômetros. Em média, as pessoas que assinaram a declaração de honestidade antes de estimar sua quilometragem relataram dirigir 3.910 quilômetros a mais do que aqueles que assinaram no final.

Os participantes também foram convidados a falar seus rendimentos e despesas para o que parecia ser uma declaração normal de impostos. Assinar o formulário de imposto antes de preenchê-lo reduziu drasticamente as mentiras.

37% das pessoas que assinaram o formulário de imposto antes de iniciar os seus cálculos foram decobertas trapaceando. Dos que assinaram o formulário por último, depois de preenchê-lo, 79% trapacearam.[BussinessInsider]

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Conheça um jeito fácil de impedir que as pessoas mintam

Deixe o seu comentário