Pode tomar café de estômago vazio? Desvende mitos do jejum

cafe-sono-cafe-da-manha-insonia-1488904386659_615x300

Publicado no El País

Tomar café puro de barriga vazia, comer ovo frito e bacon de manhã faz mal para meu estômago? A resposta depende apenas de como você se sente ingerindo esses alimentos. Nenhum desconforto? Então pode comer à vontade, seu estômago aguentará firme.

O processo de digestão começa na boca e se intensifica no estômago. O órgão produz ácido clorídrico, que é tão forte que se compara ao ácido sulfúrico, altamente corrosivo. O que é um cafezinho ou um suco de limão para um órgão tão corrosivo?

Especialistas explicam que o estômago digere bem qualquer tipo de alimento que consumimos. Aquela dorzinha picante é sinal de inflamação na mucosa que reveste a parede estomacal. Por isso, devemos evitar no café da manhã apenas o que nos causa desconforto.

cafe-da-manha-montagem-alimentacao-nutricao-1488904384923_615x300

“Se a pessoa diz que comer chuchu refogado faz doer o estômago, vou dizer para ela não comer mais. E se a pessoa diz que toma três cafés expressos com estômago vazio e não sente nada, vou dizer para continuar tomando”, afirma Ricardo Barbuti, gastroenterologista do Hospital das Clínicas da USP.

Comida não causa gastrite
Alimentos não causam e nem agravam problemas como gastrite. “Nascemos e morremos com ácido clorídrico no estômago. O problema existe quando perdemos a barreira do estômago que protege do ácido”, diz Dennys Cintra, nutricionista e professor da Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp.

É o consumo exagerado de bebidas alcóolicas, o uso prolongado de aspirina (ácido acetilsalicílico) e de anti-inflamatórios e o cigarro que causam danos ao nosso estômago, gerando problemas como gastrite e úlcera.

Outro problema que pode exigir que a pessoa evite alguns tipos de alimentos é a doença do refluxo. Quem possui pode sentir sensação de desconforto com alimentos gordurosos e dor com bebidas que contêm cafeína.

Café da manhã tem que ser variado
Não há um menu ideal para o café da manhã. Essa refeição pode conter os mais diversos tipos de alimentos, que variam de acordo com a cultura. “O café da manhã é importante porque é a refeição em que se está mais tempo em jejum”, afirma o gastroenterologista.

Mas todo bom café da manhã é bastante variado, com alimentos que fornecem os nutrientes que precisamos. “Fonte de proteína pode ser leite, queijo, iogurte, ovo. O pão integral é fonte saudável de carboidrato. Granola e frutas são fontes de fibras. Com moderação, manteiga, margarina, maionese light e requeijão, que são fontes de lipídios”, recomenda Cintra.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Pode tomar café de estômago vazio? Desvende mitos do jejum

Deixe o seu comentário