9 coisas do seu cotidiano que foram inventadas durante períodos de guerra

Publicado no Mega Curioso

1. Molho de pimenta Tabasco

18175852454766
Em 1850, Edmund McIlhenny era banqueiro em Nova Orleans, nos EUA, e recebeu algumas pimentas mexicanas de um amigo que era soldado. McIlhenny iniciou uma plantação em casa depois de ter adorado a iguaria. Só que todas as suas mudas foram destruídas quando o Exército da União invadiu a cidade, durante a Guerra Civil, passando a residir na casa do banqueiro, que fugiu com a família para o Texas. Mesmo assim, McIlhenny desenvolveu um molho picante à base das pimentas que restaram, e a novidade fez um enorme sucesso – tanto que ele foi incluído no kit dos soldados que lutaram durante a Primeira Guerra Mundial.

2. Saquinhos de chá

18175907673767
Em 1908, o importador de chás Thomas Sullivan, de Nova York, nos EUA, passou a enviar amostras grátis de seus produtos em bolsinhas de seda para doses individuais da bebida. A prática se tornou popular, tanto que os soldados da Primeira Guerra Mundial levaram saquinhos de chá para os fronts, facilitando o preparo da iguaria sem causar nenhum desperdício. Depois da guerra, os saquinhos de chá se tornaram muito mais populares.

3. Absorventes

18175931173769
Durante a Primeira Guerra Mundial, as enfermeiras usavam a polpa da cana-de-açúcar em curativos de soldados quando as bandagens estavam em falta. O material era barato e eficiente para estancar hemorragias. Com isso, elas próprias passaram a usar o produto quando estavam menstruadas. A ideia pegou, e o desenvolvimento dos absorventes íntimos femininos começou a partir daí.

4. Alimentos em conserva

18175945282770
Em 1795, o jovem chef Nicolas Appert desenvolveu um método de aquecimento de comidas, que depois eram seladas em potes de vidro hermeticamente fechados. Ele fez isso depois que Napoleão Bonaparte ofereceu uma recompensa para quem inventasse uma maneira de armazenar alimentos por mais tempo sem que eles estragassem. A tecnologia de Appert funcionou, abrindo as portas para os enlatados no mundo todo.

5. Relógio de pulso

18175958219771
Os relógios de pulso foram inventados antes da Primeira Guerra Mundial, mas foi durante esse conflito que eles se mostraram mais eficientes e se tornaram populares. Táticas de guerrilha puderam ser mais bem cronometradas durante o conflito, sem a necessidade de contato visual ou sonoro entre os oficiais. Dos fronts de batalha para a moda mundial foi um pulo!

6. Hemocentros

18180222187777
Transfusões de sangue são rotinas nos hospitais de todo o mundo, mas isso só acontece desde a Primeira Guerra Mundial. Durante esse conflito, não era mais possível que pessoas necessitadas aguardassem uma transfusão direta de doador a receptor, já que as hemorragias eram constantes. Inúmeros avanços na determinação do tipo sanguíneo e no seu armazenamento possibilitaram que a transfusão fosse feita até alguns dias após o sangue ser retirado do doador, viabilizando que os exércitos tivessem estoques do líquido vital.

7. Silver tape

18180252562778
Quando Vesta Stoudt soube que as fitas adesivas usadas na Segunda Guerra Mundial estavam dificultando a vida dos soldados na hora de acessar rapidamente suas munições, ele ficou preocupado: seus dois filhos estavam no campo de batalha, e Stoudt queria que eles tivessem segurança. Por isso, ele desenvolveu uma fita adesiva mais fácil de abrir e de fechar caixas durante os confrontos, dando origem à silver tape.

8. Antibióticos, principalmente a penicilina

18180307281779
A penicilina foi inventada em 1928, mas foi na Segunda Guerra Mundial que esse antibiótico se mostrou extremamente eficaz no combate a infecções. Tanto que no auge do confronto, em 1945, eram produzidas 650 bilhões de doses por mês do medicamento, que ajudou a salvar inúmeras vidas e se popularizou mundialmente depois da guerra.

9. Café solúvel
Vendido inicialmente como “essência de café”, o café solúvel se tornou realidade durante a Guerra Civil dos EUA. Os soldados cansados recebiam doses individuais do produto em seu kit diário de comida para recuperar suas energias. O sucesso foi igual ao café: instantâneo.

18180324077780

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for 9 coisas do seu cotidiano que foram inventadas durante períodos de guerra

Deixe o seu comentário