Lua de Saturno tem elementos para abrigar vida, diz Nasa

publicado na Exame

A Nasa anunciou na tarde desta quinta-feira que uma das luas de Saturno tem os elementos necessários para abrigar vida. A lua em questão é a Enceladus, uma das 62 luas do planeta. Os dados que servem como base para o estudo foram coletados pela sonda Cassini, que explora Saturno e suas luas.

lua

À primeira vista, Enceladus é uma lua com superfície coberta de gelo. Novas evidências, no entanto, apontam para a possibilidade de existência de mares líquidos no subterrâneo do planeta. Os cientistas supõem que as forças gravitacionais de Saturno são fonte da energia que mantém a água sob a superfície da lua em estado líquido.

A sonda Cassini, da Nasa, capturou, de acordo com a agência espacial, evidências de que reações química acontecem abaixo da superfície do planeta. A teoria dos cientistas é que isso criaria um ambiente capaz de abrigar vida microscópica. “Isto é o mais próximo que já estivemos, de longe, de identificar um lugar com ingredientes necessários para um ambiente que pudesse ter vida, disse Thomas Zurbuchen, da Nasa, em comunicado.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Lua de Saturno tem elementos para abrigar vida, diz Nasa

Deixe o seu comentário