Pesquisa de 75 anos descobre a chave para felicidade e saúde

publicado no Casa e Jardim

Será que existe uma receita para a felicidade? Um estudo de Harvard foi atrás da resposta. Por 75 anos, pesquisadores acompanharam um grupo de 724 homens, 268 deles com graduação na própria universidade, e os outros 456 de diferentes camadas sociais, mas todos moradores de Boston, Estados Unidos.

capa-marina-e-pablo---ar-5tratfa

Diferentes gerações de pesquisadores analizaram imagens do cérebro, exames de sangue, questionários e entrevistas dos participantes do estudo. A conclusão do teste é bem simples! As relações interpessoais intímas são as culpadas pelo nosso bem-estar, ou a falta dele.

“A mensagem mais clara que recebemos nesses 75 anos de estudo é: bons relacionamentos nos deixam mais felizes e saudáveis”, afirma Robert Waldinger, professor de psicologia em Harvard e diretor do centro de pesquisas responsável pelo estudo.

Ter boas relações ajuda a manter a atividade cerebral alta, boa memória, reduz problemas emocionais e dores. Por outro lado, pessoas que se sentem sozinhas, apresentam problemas de saúde antes que o esperado, e tendem a morrer cedo, de acordo com o estudo.

Se você não tem um grande grupo de amigos ou está solteiro, não tem com o que se preocupar. É necessário apenas poucos e intímos relacionamentos para ser feliz. A pesquisa também aponta que a vida é mais simples e leve, do que costumamos acreditar.

O estudo ressalta que a resposta para a felicidade não mora na carreira ou no sucesso financeiro, mas nas pessoas que nos cercam e no tempo que gastamos com elas.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Pesquisa de 75 anos descobre a chave para felicidade e saúde

Deixe o seu comentário