Conheça a fotógrafa que registra o mundo através do Google Street View

publicado no Vogue

Os transtornos mentais infelizmente ainda são pouco abordados por medo, vergonha ou por falta de conhecimento sobre o assunto. Crise de pânico, ansiedade, depressão e diversas fobias sociais acabam caindo no limbo da discussão pública, o que gera segregação e/ou preconceito. Contudo, este cenário parece estar finalmente mudando de direção.

agoraphobic-traveller-google-street-view-005

Buscando dar visibilidade ao assunto de maneira natural, Jacqui Kenny criou o projeto Agoraphobic Traveller (#agoraphobictraveller) no Instagram. Todas as fotos compartilhadas por ela no perfil são feitas através do Google Street View, de lugares que vão de Minas Gerais até uma pequena vila no Quirguistão. O resultado é impressionante e ainda tem um quê de Wes Anderson na paleta de cor e Tim Burton nos enquadramentos. Com Casa Vogue, Jacqui compartilha os objetivos do projeto, as dificuldades de sua fobia e seu novo aplicativo com o Google. Confira a entrevista seguir:

agoraphobic-traveller-google-street-view-001

CASA VOGUE: Como funciona o processo de captura?
Jacqui Kenny: A partir de uma busca praticamente infinita, eu faço os screenshots das cenas do Google Street View. A maioria das pessoas acredita que não existem coisas boas ou interessantes por lá, mas se enxergarmos direito, conseguimos encontrar momentos únicos e preciosos em espaços que jamais imaginaríamos visitar. Eu comecei o Agoraphobic Traveller há quase um ano e ao longo desse tempo colecionei mais de 26 mil capturas da tela, contudo só 170 foram boas o suficiente para serem postadas.

agoraphobic-traveller-google-street-view-006

CV: Qual o principal objetivo do projeto?
JK: Eu sempre amei fotografia e meu sonho sempre foi sair viajando pelos lugares mais exóticos e ter esses ambientes e momentos registrados. Contudo minha Agorafobia torna isso muito difícil. Então foi incrível para mim descobrir um jeito de combinar minha paixão pela fotografia e por viagem, mesmo que seja desse jeito único. Além de ser uma maneira de mostrar para as pessoas como eu enxergo o mundo, aumentar a rede de conhecimento sobre a fobia e assim me conectar com pessoas que também sofrem do mesmo transtorno ou similares.

agoraphobic-traveller-google-street-view-007

CV: Como é a recepção do público?
JK: Muitos seguidores e amigos não acreditam que fiz aquelas fotos só com o screenshot. Pensam que uso máquinas pequenas e analógicas, pelas cores e enquadramento. É bem interessante surpreender as pessoas.

agoraphobic-traveller-google-street-view-003

CV: Existe algum outro projeto em mente?
JK: Estou dando início ao desenvolvimento de um aplicativo de realidade virtual com o Google Daydream, baseado no Agoraphobic Traveller. A ideia surgiu após uma experiência pessoal extremamente positiva com o óculos de realidade virtual. O acessório me permitiu ver detalhes de uma das minhas fotos que jamais conseguiria apenas com a tela do meu computador. É uma extensão divertida de algo que eu já criei.

agoraphobic-traveller-google-street-view-008

CV: São projetos complementares, certo?
JK: Claro, por que não? Eu adoro a possibilidade de gerar uma experiência única para pessoas que sofrem a mesma coisa que eu sofro e nunca poderão viajar.

agoraphobic-traveller-google-street-view-004

CV: Você pensa em criar algo que facilite a sua busca diária?
JK: Sou fascinada por inteligência artificial. Com o Google Street View a questão não é tirar uma foto e sim saber selecionar uma imagem no meio de outras zilhões já existentes. Atualmente estou interessada em criar uma rede neural que entenda o meu estilo de fotografia. Com o tempo, esse possível aplicativo poderá identificar o tipo de imagem que eu gosto/procuro e até me oferecer sugestões de acordo com o meu gosto pessoal.

agoraphobic-traveller-google-street-view-002

os 43 anos, Jacqui vive há 11 anos em Londres, onde fundou a The Rumpus Room, uma agência criativa e produtora de filmes independentes que teve suas atividades encerradas no final de 2016. Atualmente ela possui mais tempo para desenvolver e divulgar melhor seu projeto com cunho social, além de dedicar-se ao aplicativo em parceria com o Google.

agoraphobic-traveller-google-street-view-009

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Conheça a fotógrafa que registra o mundo através do Google Street View

Deixe o seu comentário