Ouvir, literalmente, as batidas do coração pode tornar as pessoas mais empáticas

pulse-trace-163708_960_720

Publicado em O Globo

– Grande parte das pessoas já deve ter ouvido “ouça seu coração” como um conselho. Mas, agora, cientistas descobriram que a recomendação pode, de fato, ajudar em algumas ocasiões. Segundo os pesquisadores, aqueles que conseguem escutar, literalmente, as batidas do coração têm mais empatia e lidam melhor com questões emocionais.

O estudo feito pela Universidade de Anglia Ruskin, no Reino Unido, revela que há um vínculo entre a consciência que temos do nosso corpo e a habilidade que temos de compreender e “ler os pensamentos” de outras pessoas.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores pediram que os participantes do estudo tentassem contar seus batimentos cardíacos sem recorrer ao pulso. Após a conclusão da contagem, os voluntários assistiram a vídeos que mostraram interações sociais. Nesse momento, os cientistas perguntaram qual a suposição dos participantes sobre os sentimentos dos personagens do vídeo. Também foi perguntado sobre o que os personagens poderiam estar pensando e outras questões não relacionadas ao emocional, como as características do tempo naquele momento, entre outras coisas.

Os pesquisadores identificaram que os participantes que conseguiram contar os batimentos cardíacos com maior precisão foram também os que também responderam melhor as perguntas relacionadas ao emocional das pessoas que apareciam no vídeo. O resultado

– Por exemplo, se seu colega for agressivo com outra colega no transporte público, seu corpo processa isso aumentando sua freqüência cardíaca, talvez fazendo você se sinta estranho e ansioso, o que lhe permite entender que sua colega (ofendida) está envergonhada. Se você não sente seu aumento de freqüência cardíaca, isso pode reduzir sua capacidade de entender essa situação e responder adequadamente- explica o psicólogo Punit Shah, responsável pela pesquisa.

A pesquisa indica que os sentimentos estão fortemente ligados a questões físicas. Para os cientistas, o estudo mostra que é possível trabalhar a consciência das pessoas sobre o próprio corpo, como escutar as batidas do coração, e torná-las mais empáticas.

– Se você não sente o aumento nas batidas do seu coração, isso pode reduzir sua habilidade de entender uma situação- afirma Shah.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Ouvir, literalmente, as batidas do coração pode tornar as pessoas mais empáticas

Deixe o seu comentário