Facebook: curtidas não fazem usuário se sentir melhor, diz estudo

sauda-vicio-facebook-20170212-001

Publicado na Veja

O número de curtidas que você recebe no Facebook não te faz sentir melhor consigo mesmo e não te torna mais feliz se você está triste, indica um estudo apresentado nesta quarta-feira durante a conferência anual da Sociedade Psicológica Britânica, que acontece esta semana em Brighton, no Reino Unido.

“A proliferação do uso das redes sociais levou a preocupações gerais sobre os efeitos delas na nossa saúde mental”, afirma em comunicado Martin Graff, da britânica Universidade de South Wales, que liderou a equipe de pesquisadores. “Ainda que este seja um estudo de uma escala relativamente pequena, os resultados indicam que as maneiras por meio das quais interagimos com as redes sociais podem afetar como nos sentimos, e nem sempre positivamente.”

Para chegar aos resultados, a equipe de pesquisadores recrutou um total de 340 participantes no Twitter e no Facebook e pediu para eles completarem questionários de personalidade. Os voluntários também tiveram que dizer quanto eles concordavam com 25 afirmativas apresentadas. Todas estavam relacionadas a como as pessoas gostam de ser avaliadas nas redes sociais, como, por exemplo, “a atenção que eu recebo das redes sociais me faz sentir bem” ou “eu considero alguém popular com base no tanto de curtidas que ele tem”.

As análises mostraram que os participantes que se preocupavam em conquistar mais curtidas (pagando ou pedindo a outras pessoas, por exemplo), eram mais propensos a apresentar uma menor autoestima e ser menos seguros. Os cientistas perceberam que o mesmo era verdade em pessoas que admitiam deletar postagens ou tornar uma determinada imagem sua foto de perfil com base na aprovação na quantidade de likes que elas tinham.

Para Graff e sua equipe, os resultados também evidenciaram que receber várias curtidas, na verdade, não fazia as pessoas se sentirem realmente melhores consigo mesmas e não era capaz de animá-las se estavam se sentindo tristes.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Facebook: curtidas não fazem usuário se sentir melhor, diz estudo

Deixe o seu comentário