Dormir de lado pode ser mais saudável para o cérebro

publicado na Galileu

Por incrível que pareça, a posição na qual você dorme pode afetar não só o seu sono, mas também a sua saúde. Um estudo realizada por pesquisadores da Universidade de Rochester e da Universidade de Nova York, nos Estados Unidos, revela que dormir de lado pode ser o melhor para o corpo.

ron-mueck-mask-ii-1024

Acontece que, enquanto você dorme, o cérebro aproveita para dar uma limpa em seu espaço e se livrar de resíduos que ficam por lá. O excesso desse elementos pode causar diversas doenças neurológicas, inclusive Parkinson e Alzheimer.

Os acadêmicos utilizaram uma máquina de ressonância magnética para verificar os níveis de atividade do sistema glinfático (o dito cujo que faz a faxina) dos cérebros de ratos enquanto eles dormiam virados para o lado, com a barriga para baixo ou para cima.

A partir das análises, os pesquisadores perceberam que o sistema glinfático foi muito mais eficiente quando os roedores estavam dormindo de lado. “A posição lateral já é a mais popular nos humanos e na maioria dos animais – mesmo na selva – e parece que nós adaptamos o sono na posição lateral como o mais eficiente na limpeza do cérebro”, diz Maiken Nedergaard, um dos condutores do estudo.

Ainda é necessário aprimorar a pesquisa, realizando os mesmo experimentos com humanos, mas ainda assim, vale prestar atenção na posição em que você dorme.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Dormir de lado pode ser mais saudável para o cérebro

Deixe o seu comentário