Sinal misterioso que tirou sono de astrônomos por 17 anos era apenas um micro-ondas

publicado no Yahoo!

Um sinal de rádio vinha tirando o sono de astrônomos do observatório Parkes, na Austrália, durante 17 anos. Alguns defendiam a hipótese de que seriam contatos vindos de seres extraterrestres e, dessa forma, levantaram inúmeros questionamentos sobre a comunição da Terra com outras galáxias. No fim das contas, era apenas um micro-ondas.

f78641f0602d36329357dc31092dccfa

Quem descobriu isso foi uma estudante australiana da Universidade de Tecnologia de Swimburne. O misterioso sinal de rádio, emitido em picos de 1,4 GHz, durava apenas uma fração de segundo e era registrado um ou duas vezes por ano desde 1998.

De acordo com os especialistas, o sinal possivelmente era emitido de galáxias extremamente distantes. Já outros diziam que ele poderia surgir na própria superfície terrestre, já que vinham de diversos pontos do planeta. Além disso, os picos eram registrados somente durante o dia, quando os funcionários do observatório estavam trabalhando.

Instalações como estações de rádio e antenas de celular são proibidas na região onde foi construído o observatório, descartando assim qualquer suspeita de a origem do sinal ser humana.

Intrigada, a universitária Emily Petroff, decidiu colocar um monitor de interferência no tolescópio do observatório para aumentar o seu alcance. Essa mudança permitiu aos cientistas notarem que, junto aos picos de 1,4 GHz, existia outro pequeno sinal de 2,5 GHz. Este tipo de onda é criada somente por um aparelho no planeta Terra: um micro-ondas.

Investigando a fundo, Petroff notou que quando uma pessoa abre a porta do aparelho ainda em funcionamento, a máquina libera uma pequena onda de radiação nesta frequência. Dessa forma, descobriram que um funcionário do observatório tinha o inusitado costume de abrir o micro-ondas com ele ainda ligado, causando assim a emissão do sinal.

Alienígenas? Radição de outras constelações? Que nada. Apenas um homem que não gosta de comida muito quente.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Sinal misterioso que tirou sono de astrônomos por 17 anos era apenas um micro-ondas

Deixe o seu comentário