Como a mente pode ajudar a resolver os problemas do corpo

21161827641305

Publicado no Mega Curioso

Em algum momento da sua vida, você já ouviu que a mente tem poder de cura, certo? O que você talvez não saiba é que isso é realmente verdade. O site Mindful abordou pontos importantes sobre o assunto com base no livro da escritora Jo Marchant, o “Cure: A Journey Into The Science of Mind Over Body”.

“Nosso estado mental pode ser crucial em determinar nossa experiência de sintomas como dor, náusea, fadiga e depressão. Sentir-se estressado ou com medo pode fazer com que seu coração acelere e suas entranhas esvaziem, desencadeando uma resposta imune chamada de inflamatória. Esses processos geralmente não estão sob nosso controle consciente – nós não podemos controlar as mudanças que ocorrem –, mas há métodos indiretos que podemos usar para influenciá-las”, diz a autora na obra.

Se você já ficou enjoado devido a algum problema de estresse, ansiedade ou nervosismo, por exemplo, sabe que seu estado mental pode influenciar o funcionamento do seu corpo, ainda que negativamente em alguns casos. A boa notícia é que há como fazer o processo inverso também.

A palavra-chave é meditação

21161719626304

Para Marchant, a meditação é uma poderosa forma de, indiretamente, influenciar o funcionamento do corpo de maneira positiva. Já é comprovado cientificamente que uma mente equilibrada consegue mudar os circuitos cerebrais que são responsáveis por essa resposta inflamatória causada pelo estresse.

De acordo com o pesquisador David Creswell, a meditação é importante por nos incentivar a prestar atenção no momento presente, o que significa refletir mais sobre nossas experiências, inclusive as negativas – meditar é um processo mais intenso do que simplesmente relaxar, que é um exercício que se foca mais em exercícios musculares. O que Creswell percebeu mesmo foi que a meditação tem realmente o poder de desacelerar a resposta inflamatória provocada pelo estresse.

Ed Halliwell, em seu texto no Mindful, conta que aprender a meditar fez com que ele conseguisse se livrar desse tipo de sintoma que, em seu caso, tinha relação com depressão. O fato é que a meditação, depois de um tempo de prática, proporciona grandes benefícios à saúde, de modo geral, e é curioso perceber que isso tudo depende apenas de respiração, concentração e foco. Os benefícios são tantos que é difícil encontrar um adepto que não recomende. Você já conseguiu meditar? Conte para a gente nos comentários!

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Como a mente pode ajudar a resolver os problemas do corpo

Deixe o seu comentário