Professor de natação ensina bebês de 3 meses a ficar em pé

publicado no Ciência Maluca

Peço uma breve licença para compartilhar uma intimidade familiar remota e ao mesmo tempo recente: minha mãe, de um sarrismo sempre elegante, vive dizendo que aprendi a falar muito antes de caminhar, a 1 ano e 3 meses de vida. De uns meses para cá este causo infantil tem sido mais mencionado porque minha filhinha, também com 1 ano e 3 meses, finalmente desfila sua graça bípede por aí – muito depois de aprender a falar “papai”, “mamãe” e “abacate” sem parar.

cm_bebe_em_pe_site1

Todo esse oversharing cute cute para contar o caso dos bebês nadadores prodígio islandeses, que estão aprendendo a ficar em pé muito antes do que qualquer literatura médica já registrou. Os pequeninos alunos de Snorri Magnússon, que vive na Islândia, têm aprendido a se equilibrar em pé por volta de 4 meses – o recordista tinha três meses e poucos dias – contra os 9 meses que literatura médica têm registrado até aqui.

O trabalho de Magnússon chamou a atenção de pesquisadores da NTNU, na Noruega. Os resultados foram publicados em um artigo no periódico Frontiers of Psychology.

A proeza faz parte de um curso de 12 semanas para bebês, com duas aulas semanais de uma hora cada. Entre 12 bebês observados pelos pesquisadores, 11 conseguiram ficar em pé por 15 segundos ao final do treinamento – um deles conseguiu por 8 segundos. Segundo o instrutor, uma vez que eles aprendem, não se esquecem mais.

Hermundur Sigmundsson, que chefiou o estudo, afirma que crianças muito pequenas são capazes de alto desempenho em qualquer habilidade que consigam treinar, incluindo matemática, como ele próprio já pesquisou.

O vídeo abaixo mostra um trechinho de aula em que Magnússon treina a pequena Eva a se equilibrar na palma de sua mão:

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Professor de natação ensina bebês de 3 meses a ficar em pé

Deixe o seu comentário