10 inacreditáveis exemplos de coisas gastas pelo tempo

Publicado no Hypescience

As ações do tempo – vento, sol, chuva – e dos seres humanos – atrito com os pés e mãos – lentamente vão deixando qualquer objeto gasto. Pode ser que esta ação leve semanas ou meses, ou então anos ou décadas, mas uma coisa é certa: a passagem do tempo transforma tudo em pó.

Confira esta lista fascinante de objetos corroídos pelo uso humano ou por forças da natureza. De escadas de mármore a notas de dinheiro, você não vai acreditar na diferença entre o antes e o depois.

10. Ursinhos de 30 anos de fabricação

UsernameIWontRegret-Report-

A mãe de um bebê que nasceu em 1985 comprou dois ursinhos de pelúcia idênticos: um para o filho recém-nascido e um para o futuro primeiro filho deste bebê. Enquanto o primeiro urso foi tirado da embalagem e abraçado, babado, arrastado, mordido e lavado inúmeras vezes, o segundo bicho de pelúcia foi mantido na caixa por 30 anos.

O primeiro filho daquele homem dos anos 1980 nasceu em 2015, e o segundo ursinho foi tirado da caixa e colocado lado-a-lado com o outro urso. Repare como o brinquedo perdeu o formato e ficou muito mais comprido que seu par que permaneceu na caixa.

9. Limpeza com WAP

Teddie1056

É incrível redescobrir fachadas de prédios que estavam escondidas por décadas embaixo de camadas de fuligem. Estes prédios ficam em Nova York e adquiriram esta cor preta primeiro quando a cidade era movida à energia da queima do carvão, e depois com a poluição vinda dos escapamentos dos carros.

Não dava para imaginar que as paredes eram amarelas claras. Por quanto tempo será que elas permanecerão desta cor até que voltem a ficar escurecidas?

8. O ciclo de vida de uma moedinha de cobre

reddit.com_

Quando o cobre é exposto ao ar, ele é corroído e passa por uma série de reações químicas que acabam na formação de pátina, uma camada de moléculas de óxido de cobre, que protege o metal que está embaixo. Com o tempo, o cobre passa de seu marrom brilhante para um marrom escuro.

Depois de vários outros anos de uso, as moedas começam a ficar azuladas. Depois de ainda mais tempo, acontece a formação de sulfato de cobre, carbonato e sais de cloreto em concentrações variadas, que deixam a superfície verde. Foi isso que aconteceu com a Estátua da Liberdade em Nova York, por exemplo.

7. A medalhinha da coleira de um cão

DRAWKWARD79

Um cão usou uma medalhinha com seus registros de vacinação por 13 anos, e quando bebia água em sua vasilha, a medalhinha batia na borda. Seu dono compartilhou esta imagem quando seu amigão morreu, mostrando como a medalha ficou amassada e perdeu seu formato original depois de tantos anos de impacto contra o pote de água.

6. Moedinha no bolso

coreydh11-Report-

Esta moeda foi carregada no bolso de um homem por mais de 50 anos. O avô do usuário do Reddit Coreydh11 não saía de casa sem a o dólar de prata no bolso, e sem dúvida passou muito tempo esfregando a moedinha com os dedos, talvez em momentos de ansiedade ou tédio.

Esta moeda se chama Peace Dollar, e foi produzida entre 1921 e 1928, e depois novamente em 1934 e 1935. Quem criou seu design foi Anthony de Francisci, em uma competição para criar moedas com emblemas da paz. A mulher representada em uma face da moeda é a Deusa da Liberdade. O outro lado da moeda traz uma água careca pousada em um galho de oliveira, com a legenda “paz” abaixo. Esta foi a última moeda de US$1 feita em prata nos Estados Unidos.

5. Degraus de mármore da Torre de Pisa

salenalettera-Report-

Além da torre de Pisa ter passado por tantos problemas estruturais logo depois de sua construção, em 1173, ela ainda está sendo levada embora pelos pés dos milhares de visitantes que passam por ali todos os anos. A torre tem 296 degraus de mármore branco, uma rocha macia e porosa.

4. Sino fez buraco na porta

Xanthotoxin

Este sino que indica a entrada de clientes em uma loja bateu tantas vezes no topo da porta que acabou deixando uma enorme marca e um buraco começou a se formar bem no centro.

3. Caneca de café

SleepySquirrelZzzzzz-Report-

O dono desta caneca conta que toda manhã mexe o açúcar no café com uma colher. O movimento da colher raspando contra o fundo da caneca deixou estes arranhões interessantes depois de anos de uso.

2. Notas de 5 libras usadas e novas

oppandadardar-Report-

As duas pilhas de notas de 5 libras esterlinas usadas no Reino Unido contêm a mesma quantidade de dinheiro: 500 libras. É interessante notar que a manipulação constante faz as notas ocuparem muito mais espaço que as notas novinhas. Isso acontece porque elas foram dobradas, amassadas, molhadas, expostas à sujeita e suor.

1. Copo da Pocahontas

Higgs69

Uma pessoa usou um copo colecionável da Pocahontas por 20 anos, até que encontrou outro idêntico, mas ainda fechado na caixa, em um mercado de pulgas. O copo era dado de brinde pelo Burger King em 1995, ano de lançamento do filme da Disney. Veja o que 20 anos de lavagem fazem com a superfície do copo e com seu desenho. [Bored Panda]

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for 10 inacreditáveis exemplos de coisas gastas pelo tempo

Deixe o seu comentário