Essa é a razão fascinante pela qual você olha para outras pessoas na frente da sua parceira(o)

olhar-para-outras-pessoas-frente-parceira-838x419

Publicado no Hypescience

Se você está ou já esteve em um relacionamento sério, deve ter passado por essa situação: seu parceiro (ou parceira) deu aquela olhada em uma pessoa bonita que cruzou seu caminho, mesmo você estando bem ali do lado.

Para alguns casais, esse ato é inofensivo. Para outros, é um problema.

Acontece que é um comportamento completamente normal, pelo menos de acordo com Jeremiah Gibson, um terapeuta especializado em casais. Isso porque estar em um relacionamento monogâmico de longo prazo não impede que você se sinta atraído por outras pessoas, algo que, evolucionariamente, somos impelidos a fazer. E, geralmente, não significa nada.

Olhar para procriar

Os seres humanos são animais e, como animais, nossa prioridade é procriar. Evolutivamente falando, tanto homens quanto mulheres procuram parceiros potenciais que maximizem as chances de sua sobrevivência como uma raça.

Um estudo recente publicado na revista Evolutionary Psychology descobriu que as mulheres primeiro notam a parte superior do corpo de um homem (porque precisam acessar sua força), enquanto os homens percebem primeiro os seios, a cintura e os quadris das mulheres (porque precisam acessar seu potencial para a maternidade).

As pesquisas utilizaram um software de monitoramento para mapear a atividade visual de homens e mulheres com diferentes tipos de corpo. Ambos homens e mulheres tiveram respostas mais positivas para mulheres com “curvas”, provavelmente porque elas indicam fertilidade.

Os pesquisadores acreditam que os homens têm maior chance de continuar sua linhagem ao acasalar com o maior número possível de parceiras. É por isso que eles são mais propensos a olhar para outras mulheres, mesmo depois de terem se tornado monógamos, conforme explica a terapeuta Dra. Nancy Irwin.

A natureza só vai até aí

Isso até pode incomodar, mas, geralmente, não é motivo de preocupação.

Se uma pessoa de boa aparência capta o olhar do seu parceiro ou parceira, é apenas um pouco de luxúria impulsionada pela evolução. Porém, isso não significa nada; pelo contrário.

Um estudo de 2009 publicado na revista Journal of Experimental Psychology mostrou que, ao ver fotos de pessoas atraentes, pessoas em relacionamentos sérios passavam menos tempo olhando as imagens do que pessoas solteiras.

Ou seja, olhar não tira pedaço, e é provavelmente uma boa ideia guardar suas forças para discutir com seu amor por um motivo mais importante. [Indy]

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Essa é a razão fascinante pela qual você olha para outras pessoas na frente da sua parceira(o)

Deixe o seu comentário