Esta imagem incomoda muita gente e cientistas finalmente descobriram o porquê

extra_large-1499874578-cover-image-838x472

Publicado no Hypescience

A tripofobia é definida como o medo de um conjunto de círculos ou buracos dispostos irregularmente, como os orifícios em uma esponja, no favo de mel ou nas bolhas de uma xícara de café. Essas formas podem parecer inocentes para a maioria das pessoas, mas apenas olhar as imagens desses buracos pode ser suficiente para provocar intensas sensações de medo, ansiedade e aversão em algumas pessoas.

Psicólogos da Universidade de Kent no Reino Unido acreditam ter encontrado a causa desta condição: uma aversão profunda a parasitas e doenças.

Seu estudo, publicado recentemente na revista Cognição e Emoção (Cognition and Emotion, em inglês), sugere que a condição está relacionada a uma resposta evolutiva para evitar doenças infecciosas ou infecções parasitárias. Como eles destacam, muitas infecções desagradáveis envolvem padrões e furos circulares, como tiques, borboletas, varíola, sarampo, rubéola, tifo, escarlatina, etc.
É um fato já bastante aceito e disseminado que muitas respostas de desgosto e aversão derivam de uma função evolutiva para evitar fontes de infecção. Por exemplo, muitas pessoas se sentem enojadas com sangue e mau cheiro, o que serve para dissuadi-los de possíveis fontes de doença.

Para o estudo, a equipe recrutou mais de 600 pessoas, metade com tripofobia e metade sem, para observar 16 imagens de furos e cachos, além de responder a um questionário. Oito das imagens tinham relação com partes doentes do corpo, como erupções cutâneas ou carrapatos embutidos, enquanto as outras oito não tinham qualquer referência a doenças, como buracos perfurados em uma parede e uma vagem de sementes.

As oito imagens relativas à doença provocaram uma resposta negativa entre os dois grupos. No entanto, as imagens não relacionadas a doenças apenas provocaram essa resposta nas pessoas com tripofobia.

Indivíduos que sofrem dessa condição também relataram sentimentos de desgosto, náuseas ou o desejo de vomitar quando viram as imagens. Eles também disseram ter experimentado sensações como prurido na pele ou a sensação de insetos se arrastando por ela. Mais uma vez, isso reafirmou a teoria de que pessoas com tripofobia podem perceber estímulos de cluster como se fossem precursores de parasitas e doenças.

Como muitos dos nossos medos, trata-se simplesmente de uma resposta profundamente enraizada – neste caso, possivelmente uma ansiedade excessivamente generalizada a respeito de parasitas e doenças infecciosas. [IFLScience]

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Esta imagem incomoda muita gente e cientistas finalmente descobriram o porquê

Deixe o seu comentário