O que produz aquele cheiro gostoso de chuva?

publicado na BBC

O aroma terroso produzido quando a chuva cai no solo ou nas pedras depois de um período de clima seco e quente tem um nome: petricor. Vem da palavra grega “petra”, que significa pedra, e “icor”, o fluido que corre nas veias dos deuses da mitologia grega.

autumn-leaf-in-the-rain-beautiful-hd-wallpaper-1920x1200

O nome foi dado por pesquisadores australianos em 1964, que descreveram o aroma como a combinação de óleos produzidos por plantas e o composto orgânico geosmina, que é liberado pelo solo quando chove.

Em 2015, cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) nos Estados Unidos usaram câmeras que gravam em alta velocidade para mostrar como o cheiro da chuva chega ao ar.

Gotas de chuva prendem minúsculas bolhas de ar ao atingir o chão. As bolhas então explodem em um gás, produzindo gotículas líquidas extremamente finas que ficam suspensas no ar como o aerossol de um perfume.

O cheiro é mais forte quando a chuva é fina e quando esta cai sobre solos arenosos ou argilosos. A alta velocidade das gotas na chuva pesada torna mais difícil a produção das bolhas de ar que produzem a petricor.

Alguns cientistas acreditam que os humanos desenvolveram um gosto por esse cheiro já que os nossos antepassados dependiam da chuva para sobreviver.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for O que produz aquele cheiro gostoso de chuva?

2 Comentários

  1. Tatiana disse:

    O nome que eu dei é : – Cheiro De Terra Molhada. Rsrsrs

  2. Muito interessante. Desconhecia a existência do termo petricor. Nunca pensei que algo tão específico teria uma palavra dedicada.

Deixe o seu comentário