Saiba como eliminar os maus hábitos da sua rotina

publicado na Época Negócios

Você pode estar tentando depender menos da tecnologia, reduzir o consumo de álcool, dormir mais cedo ou parar de roer suas unhas. Todo mundo possui ao menos um mau hábito de que quer se livrar. Mas encontrar força de vontade para fazer isso não é uma tarefa fácil. Por isso, Traci DeForge, estrategista de desenvolvimento de negócios, em um artigo publicado na revista Inc., contou alguns segredos de como eliminar tais costumes da sua rotina:

thinkstockphotos-531769925

Identifique o motivo
O primeiro passo para deixar os maus hábitos para trás é identificar o motivo pelo qual você costuma agir assim. Normalmente, tais atitudes ocorrem como resultado direto a um ou mais gatilhos. Os maus hábitos são desenvolvidos pelo nosso subconsciente para mudar o que estamos sentindo em relação a algo que nos incomoda. E quando um desses sentimentos negativos aparece, a melhor solução pode ser parar e pensar a respeito do que está acontecendo, em vez de sair correndo para seus maus hábitos.

Substitua o mau hábito
A maior preocupação de quem está eliminando maus hábitos da rotina é o que irá acontecer no seu dia a dia depois que este costume não estiver mais presente em sua vida. E se você não substituir essas atividades por coisas mais saudáveis, a sua vontade de melhorar seus hábitos irá cair por terra. Por exemplo: você sempre vai ao happy hour depois do trabalho, mas seu objetivo é consumir menos álcool. Você pode achar que sua noite vai ser um tédio sem os encontros no bar. O ideal neste caso é escolher uma atividade esportiva, uma aula de ioga ou fazer uma caminhada durante o tempo que você estaria com uma cerveja na mão. O mais importante é que você não deve, nunca, substituir seu hábito por algo que seja desagradável.

Acabe com o perfeccionismo
Ninguém é perfeito. Se acostumar com os erros é tão importante quanto modificar sua rotina. O perfeccionismo é um pensamento perigoso quando estamos mudando nossos hábitos, ele pode fazer com que você se sinta derrotado. Você é um humano e quando tropeça é normal se sentir desmotivado, mas lembre-se que você pode começar de novo e dessa vez com mais convicção.

Dica extra para os viciados em tecnologia
O vício em tecnologia é o mau hábito que mais afeta as pessoas atualmente. O excesso do uso da tecnologia pode afetar negativamente o sono, desempenho no trabalho e relacionamentos. Mas a maioria dos indivíduos não percebe o quanto estão viciados e acreditam que é apenas uma necessidade normal.

1. Lugar certo, hora certa. O seu local de trabalho pode ser o melhor lugar para você minimizar o uso da tecnologia. Se você estiver em uma reunião, experimente ficar sem mexer no celular, caso a necessidade de dar aquela olhadinha nas redes sociais apareça, faça um exercício de abrir e fechar sua mãe durante cerca de dez segundos até que a vontade de checar o celular passe.

2. Esqueça a tecnologia. Comece passando um jantar com seus amigos sem tecnologia e depois tente ficar um dia todo sem olhar para uma tela ou teclado. Provavelmente, você não se sentirá bem na primeira vez que fizer essa experiência, mas depois ela se tornará um hábito.

3. Mude sua rotina. Se a primeira coisa que você faz quando acorda é verificar seu email, troque esse costume por uma leitura silenciosa de cerca de dez minutos, um alongamento ou algo que você realmente goste.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Saiba como eliminar os maus hábitos da sua rotina

Deixe o seu comentário