Planeta Terra atinge maior temperatura dos últimos 125 mil anos

publicado no BOL

Para provar mais uma vez que mudanças climáticas são reais e estão acontecendo, cientistas revelaram que o planeta está tão quente como nunca esteve em 125 mil anos. Da última vez que isto ocorreu, estima-se que o nível do mar era alto o suficiente para cobrir toda a cidade de New Orleans.

planeta-terra-atinge-maior-temperatura-dos-ultimos-125-mil-anos-1

Estudos

De acordo com novo relatório da Science Magazine, a temperatura superficial dos oceanos alcançou mesmo valor do pico do último período interglacial. Jeremy Hoffman e parceiros da Universidade Estadual de Oregon pesquisaram indícios químicos em 104 amostras de sedimentos do fundo do mar ao redor do mundo. Comparando resultados, foram capazes de expandir seus estudos para abranger a situação climática da Terra como um todo.

Cientistas regularmente usam o período interglacial anterior como referência para estimar valores de efeito do aquecimento global sobre níveis de altura do mar. O preocupante é que, quando o planeta atingiu este pico de temperatura no passado, os níveis do mar subiram de 6 a 9 metros em relação aos atuais.

Caso isto aconteça novamente, inúmeras cidades poderão ser inundadas pelos oceanos. Segundo Science News, esta nova informação ajudará pesquisadores a elaborar previsões mais precisas sobre como nossos oceanos responderão às alterações climáticas.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Planeta Terra atinge maior temperatura dos últimos 125 mil anos

Deixe o seu comentário